Alcañices: Inaugurada a exposição “Saulus – A Igreja em Aliste e Alba”

A 17 de maio foi inaugurada na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Alcañices (Espanha), a exposição “Saulus – A Igreja em Aliste e Alba”, uma mostra de objetos litúrgicos, pinturas, esculturas, fotografias, documentários e outros materiais que dão a conhecer a vivência religiosa do vizinho povo espanhol.

A inauguração da exposição, que dá a conhecer 172 peças, dispostas em seis painéis, contou com a presença do Bispo de Zamora, Dom Fernando Valera Sanchez, assim como de várias autoridades civis e militares.

Segundo o bispo espanhol, “esta exposição é uma mostra da beleza existente nos arciprestados de Alba e Aliste”.

Apesar dos concelhos zamoranos de Aliste e Alba serem considerados duas das zonas rurais mais desfavorecidas da província de Zamora, do ponto de vista socioeconómico, nesta região existe um valioso património antropológico, religioso e cultural. Por esta razão, a igreja local preparou a exposição “Saulus – A Igreja em Aliste e Alba”, com o objetivo de mostrar a riqueza cultural aqui existente.

“Para que os seus habitantes e fiéis se sintam identificados com as suas características distintivas e o público visitante conheça a história de Aliste e Alba através da obras artísticas que conserva”, pode ler-se num comunicado.

Além disso, a exposição inclui obras da diocese portuguesa, vizinha, de Bragança-Miranda, com a qual existe uma estreita relação.

Sobre a participação portuguesa na exposição, o presidente da Comissão de Arte Sacra de Bragança – Miranda, o padre José Manuel Pereira Ribeiro Gomes, sublinhou a proximidade cultural entre portugueses e espanhóis.

“Sempre houve esta relação entre os dois povos e na produção artística não há fronteiras. Isso está bem evidente nas peças portuguesas que foram feitas por artistas espanhóis e vice-versa. Este intercâmbio sempre existiu”, realçou.

O padre José Ribeiro adiantou que no futuro há a possibilidade de organizar uma exposição similar, em Bragança e/ou Miranda.

Por sua vez, o comissário da exposição “Saulus – A Igreja em Aliste e Alba”, o padre espanhol, Jose Angel Rivera de Las Heras, reiterou que entre Portugal e Espanha sempre houve cooperação cultural e artística.

“A arte e a cultura são dois meios para promover a proximidade e a amizade entre os povos vizinhos. Graças a Deus, cada vez mais há este fluxo de portugueses que nos visitam em Alcañices. Assim, como há cada vez mais espanhóis que visitam Miranda do Douro, Vimioso e Bragança”, indicou.




Quem pretenda visitar em Alcañices, a exposição “Saulus – A Igreja em Aliste e Alba”, a organização informa que a coleção vai estar presente na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, até outubro de 2022.

HA

Deixe um comentário