Vimioso: Jovens expõem trabalhos sobre a beleza
A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” foi inaugurada no dia 17 de fevereiro, na casa da cultura de Vimioso e contou com a presença dos autores, os alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, de Bragança, que deram a conhecer o conceito de beleza e os seus enganos, através da arte.
A exposição é constituída por 30 estatuetas, máscaras, painéis e pinturas feitas pelos alunos do 1º, 2º e 3º anos, dos cursos profissionais Técnico Animador Sociocultural e Técnico Auxiliar de Saúde, da escola Emídio Garcia, de Bragança.
Na inauguração, o curador da exposição, Acácio Pradinhos, explicou que ao longo dos anos, o agrupamento de escolas brigantino acolhe muitos alunos do concelho de Vimioso, pelo que acharam oportuno dar a conhecer estes trabalhos à comunidade vimiosense.
“Alguns dos trabalhos inspiram-se na obra do artista suiço, Alberto Giacometti e refletem o diálogo entre a estatueta e a máscara. Outras obras inspiram-se nos caretos de Lazarim, de Podence e da zona de Bragança. Há ainda outros trabalhos que tentam expressar a procura da perfeição estética”, explicou.
“Os alunos pesquisaram sobre os padrões de beleza e fizeram painéis e pinturas alusivos a este tema, que por vezes, dá origem a problemas graves de saúde como são a anorexia e a bulimia”, disse.
Para dar forma à sua inspiração, os jovens artistas utilizaram arame, pasta de papel, pasta de modelar, tintas e outros materiais.
Pedro Afonso Ferreira, frequenta o curso profissional de Animação Sociocultural e explicou que construiu uma estatueta inspirado nos trabalhos de Alberto Giacometti.
“Construí uma escultura de traços finos e com uma expressão assustada”, disse.
Por sua vez, a companheira de turma, Inês Falcão Fernandes, natural de Vimioso, que também construiu uma estatueta inspirada no artista suíço, explicou que o conceito de beleza é uma utopia, dado que “não há ninguém perfeito”.
A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” resultou de um trabalho paciente e sistemático dos alunos e do professor da disciplina de Expressão Artística.
Nesta exposição, os alunos aprenderam os vários elementos da linguagem visual, como são a estrutura, a forma, as texturas e a cor.
“As peças feitas pelos alunos são o resultado de um processo criativo e alegre. Neste percurso, os alunos viveram o autêntico espírito de grupo e aprenderam a não temer os desafios. Estas formas de criação artística são o modo como os jovens interpretam o mundo”, lê-se no comunicado.
De acordo com a vereadora da cultura, do município de Vimioso, Carina Lopes, a vinda desta exposição para Vimioso, resultou do entendimento entre o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança e a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT).
A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” vai estar presente na Casa da Cultura, em Vimioso, até ao dia 31 de março.
HA