Miranda do Douro: Santuário do Naso associou-se à JMJ 2023

No âmbito da preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023, celebrou-se este Domingo, dia 19 de fevereiro, no Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, a missa e a plantação de uma oliveira, pelos jovens do concelho de Miranda do Douro.

Na celebração da eucaristia, o padre Manuel Marques, exortou a assembleia e em particular os jovens mirandeses, presentes na capela de Nossa Senhora da Naso, a serem santos.

“Precisamos mudar a ideia de que os santos são uns coitadinhos que vivem fechados nas igrejas! Ser santo é ser virtuoso! Ser santo é exercitar-se nas virtudes e praticar a bondade, a justiça e a fortaleza de alma”, disse.

De acordo com o pároco do Santuário de Nossa Senhora do Naso, ao agir assim, os cristãos fazem a diferença no mundo e transmitem a fé, a esperança e a caridade.

Após a celebração religiosa, realizou-se no recinto do santuário a plantação de uma árvore. Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação do ambiente.

“A sustentabilidade ambiental é um dos três eixos do compromisso sustentável da JMJ 2023”, refere o comunicado.

Aquilino Ginjo, membro da Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Naso, acrescentou que a missa e a plantação da oliveira visam assinalar e perpetuar na memória dos jovens e do povo mirandês, a realização, inédita, em Portugal, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“O Santuário do Naso quis associar-se à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a plantação desta oliveira e de uma placa comemorativa, que são um registo para a posteridade deste grande encontro mundial de jovens”, disse.

Quem também se associou a esta iniciativa foi a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, e no momento da plantação da árvore, a autarca, comparou a resiliência da oliveira à tenacidade do povo mirandês.

“Assim como a oliveira resiste em terrenos menos férteis, também o povo e os jovens mirandeses resistem diante das dificuldades do isolamento e de êxodo demográfico”, disse.

A iniciativa “Plantação de uma árvore no âmbito das JMJ 2023” foi promovida pelo município de Miranda do Douro, em colaboração com a Confraria de Nossa Senhora do Nazo e Picão e a Junta de Freguesia da Póvoa.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se em Lisboa, de 1 a 6 agosto de 2023.

HA

Deixe um comentário