Vimioso: Jovens expõem trabalhos sobre a beleza

A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” foi inaugurada no dia 17 de fevereiro, na casa da cultura de Vimioso e contou com a presença dos autores, os alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, de Bragança, que deram a conhecer o conceito de beleza e os seus enganos, através da arte.

A exposição é constituída por 30 estatuetas, máscaras, painéis e pinturas feitas pelos alunos do 1º, 2º e 3º anos, dos cursos profissionais Técnico Animador Sociocultural e Técnico Auxiliar de Saúde, da escola Emídio Garcia, de Bragança.

Na inauguração, o curador da exposição, Acácio Pradinhos, explicou que ao longo dos anos, o agrupamento de escolas brigantino acolhe muitos alunos do concelho de Vimioso, pelo que acharam oportuno dar a conhecer estes trabalhos à comunidade vimiosense.

“Alguns dos trabalhos inspiram-se na obra do artista suiço, Alberto Giacometti e refletem o diálogo entre a estatueta e a máscara. Outras obras inspiram-se nos caretos de Lazarim, de Podence e da zona de Bragança. Há ainda outros trabalhos que tentam expressar a procura da perfeição estética”, explicou.

O professor de Expressão Artística acrescentou que os alunos do curso Técnico Auxiliar de Saúde, procuraram também alertar para o problema dos padrões de beleza, que amiúde influenciam tanto os jovens, através dos conteúdos divulgados das redes sociais.

“Os alunos pesquisaram sobre os padrões de beleza e fizeram painéis e pinturas alusivos a este tema, que por vezes, dá origem a problemas graves de saúde como são a anorexia e a bulimia”, disse.

Para dar forma à sua inspiração, os jovens artistas utilizaram arame, pasta de papel, pasta de modelar, tintas e outros materiais.

Pedro Afonso Ferreira, frequenta o curso profissional de Animação Sociocultural e explicou que construiu uma estatueta inspirado nos trabalhos de Alberto Giacometti.

“Construí uma escultura de traços finos e com uma expressão assustada”, disse.

Por sua vez, a companheira de turma, Inês Falcão Fernandes, natural de Vimioso, que também construiu uma estatueta inspirada no artista suíço, explicou que o conceito de beleza é uma utopia, dado que “não há ninguém perfeito”.

A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” resultou de um trabalho paciente e sistemático dos alunos e do professor da disciplina de Expressão Artística.

Nesta exposição, os alunos aprenderam os vários elementos da linguagem visual, como são a estrutura, a forma, as texturas e a cor.

“As peças feitas pelos alunos são o resultado de um processo criativo e alegre. Neste percurso, os alunos viveram o autêntico espírito de grupo e aprenderam a não temer os desafios. Estas formas de criação artística são o modo como os jovens interpretam o mundo”, lê-se no comunicado.

De acordo com a vereadora da cultura, do município de Vimioso, Carina Lopes, a vinda desta exposição para Vimioso, resultou do entendimento entre o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança e a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT).

“Dado que estudam neste agrupamento de escolas, alunos de várias localidades do concelho, como são os casos de Pinelo, Carção, Argozelo, Vimioso, etc., achamos que seria muito oportuno receber esta exposição na Casa da Cultura”, justificou.

A exposição “Ensaio sobre a perfeição estética” vai estar presente na Casa da Cultura, em Vimioso, até ao dia 31 de março.

HA

Deixe um comentário