Miranda do Douro: Pedro Silva Santos incentivou os mirandeses a serem empreendedores
No passado dia 18 de novembro, realizou-se em Miranda do Douro, o workshop “Ideias ridículas que transformei em negócios”, uma iniciativa promovida pelo CLDS 4G Miranda Cumbida, que teve como objetivo incentivar ao empreendedorismo no concelho de Miranda do Douro.
O workshop decorreu no miniauditório, em Miranda do Douro e teve como destinatários os jovens estudantes, pessoas à procura de emprego ou interessadas em criar o seu próprio trabalho, assim como os empresários e entidades empregadoras.
O engenheiro florestal, Pedro Silva Santos iniciou o workshop comunicando aos participantes, de que modo em 2009, decidiu criar o seu próprio emprego.
Depois, o jovem empreendedor decidiu aproveitar as potencialidades do digital para criar a NOCTULA store, uma plataforma de comércio eletrónico dedicada à venda de livros e produtos digitais editáveis em Word, Excel e PowerPoint.
“O digital permite chegar ao mundo inteiro e reduz os custos de deslocação!”, disse.
Dirigindo-se às pessoas que procuram trabalho, Pedro Silva Santos sublinhou a importância de ser criativo e objetivo na elaboração do curriculum vitae ou na apresentação em vídeo.
“As experiências escolares, desportivas e o voluntariado dizem muito de cada um de nós e devem constar no CV”, recomendou.
A jovem Sofia Santos apreciou muito o workshop, afirmando mesmo que se sentiu encorajada a criar o seu próprio trabalho em Miranda do Douro.
Por sua vez, o jovem estudante, Marco, de 17 anos, também apreciou a palestra dedicada ao empreendedorismo e sublinhou a importância de criar um site para dar visibilidade à empresa e aos trabalhos realizados.
A professora do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, Rosa Martins, realçou a importância de proporcionar aos jovens palestras e workshops.
Em representação do município de Miranda do Douro, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, felicitou a iniciativa dedicada ao empreendedorismo.
Para as pessoas que andam à procura de trabalho, o autarca informou que no concelho há falta de mão-de-obra em áreas como a restauração, a jardinagem, a construção civil, assim como canalizadores e eletricistas.
Por sua vez, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, enfatizou a importância de realizar mais palestras como esta dedicada ao empreendedorismo.
O presidente da ACIMD confirmou que no concelho de Miranda do Douro há falta de pessoas para trabalhar em quase todos os setores, inclusivé o comércio.
“Para colmatar a atual falta de mão-de-obra estão-se a contratar pessoas vindas do Brasil, da Argentina e de outras nacionalidades”, indicou.
Segundo Tânia Gouveia, do CLDS 4G Miranda Cumbida, o objetivo do workshop foi desenvolver competências empreendedoras nas pessoas.