Miranda do Douro: Pedro Silva Santos incentivou os mirandeses a serem empreendedores

No passado dia 18 de novembro, realizou-se em Miranda do Douro, o workshop “Ideias ridículas que transformei em negócios”, uma iniciativa promovida pelo CLDS 4G Miranda Cumbida, que teve como objetivo incentivar ao empreendedorismo no concelho de Miranda do Douro.

O orador, Pedro Silva Santos, apresentou o workshop “Ideias ridículas que transformei em negócios”.

O workshop decorreu no miniauditório, em Miranda do Douro e teve como destinatários os jovens estudantes, pessoas à procura de emprego ou interessadas em criar o seu próprio trabalho, assim como os empresários e entidades empregadoras.

O engenheiro florestal, Pedro Silva Santos iniciou o workshop comunicando aos participantes, de que modo em 2009, decidiu criar o seu próprio emprego.

“Antes de me lançar nesta aventura de criar o meu próprio trabalho preparei-me, li muitos livros e reuni toda a informação que precisava”, disse.

Depois, o jovem empreendedor decidiu aproveitar as potencialidades do digital para criar a NOCTULA store, uma plataforma de comércio eletrónico dedicada à venda de livros e produtos digitais editáveis em Word, Excel e PowerPoint.

“O digital permite chegar ao mundo inteiro e reduz os custos de deslocação!”, disse.

Dirigindo-se às pessoas que procuram trabalho, Pedro Silva Santos sublinhou a importância de ser criativo e objetivo na elaboração do curriculum vitae ou na apresentação em vídeo.

“As experiências escolares, desportivas e o voluntariado dizem muito de cada um de nós e devem constar no CV”, recomendou.

A jovem Sofia Santos apreciou muito o workshop, afirmando mesmo que se sentiu encorajada a criar o seu próprio trabalho em Miranda do Douro.

“Gostaria de desenvolver um projeto na área da economia circular”, disse.

Por sua vez, o jovem estudante, Marco, de 17 anos, também apreciou a palestra dedicada ao empreendedorismo e sublinhou a importância de criar um site para dar visibilidade à empresa e aos trabalhos realizados.

A professora do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, Rosa Martins, realçou a importância de proporcionar aos jovens palestras e workshops.

“É muito importante que os jovens conheçam outras experiências de vida e recebam outros conhecimentos para além dos conteúdos escolares. Destaco, por exemplo, a importância de ensinar aos jovens, desde cedo, a elaborar o seu curriculum, para depois se candidatarem a ofertas de trabalho”, indicou.

Em representação do município de Miranda do Douro, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, felicitou a iniciativa dedicada ao empreendedorismo.

“É sempre importante transmitir aos jovens conhecimentos e competências empreendedoras, para que possam desenvolver projetos e criar o seu próprio trabalho. Destaco que no concelho de Miranda do Douro há vários exemplos de empreendedorismo bem-sucedido, com destaque para as empresas de cutelaria, de tanoaria, agroalimentares, artesanato, turismo, entre outras”, referiu.

Para as pessoas que andam à procura de trabalho, o autarca informou que no concelho há falta de mão-de-obra em áreas como a restauração, a jardinagem, a construção civil, assim como canalizadores e eletricistas.

Por sua vez, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, enfatizou a importância de realizar mais palestras como esta dedicada ao empreendedorismo.

“A grande dificuldade das pessoas na procura de emprego ou na criação do seu próprio trabalho é precisamente o início, ou seja, como começar? Como procurar emprego? Ou então, como criar o meu próprio trabalho? E formações como esta vêm clarificar e encorajar as pessoas”, disse.

O presidente da ACIMD confirmou que no concelho de Miranda do Douro há falta de pessoas para trabalhar em quase todos os setores, inclusivé o comércio.

“Para colmatar a atual falta de mão-de-obra estão-se a contratar pessoas vindas do Brasil, da Argentina e de outras nacionalidades”, indicou.

Segundo Tânia Gouveia, do CLDS 4G Miranda Cumbida, o objetivo do workshop foi desenvolver competências empreendedoras nas pessoas.

“O Pedro Silva Santos é uma pessoa que sabe comunicar e desperta o interesse das pessoas, para um tema muito importante como é o empreendedorismo. Neste workshop participaram pessoas à procura de trabalho, empresas, beneficiários do rendimento social de inserção e estudantes. Com esta atividade quisemos motivar as pessoas a serem proativas”, concluiu.

Deixe um comentário