Miranda do Douro: Celebrou-se o 436º aniversário da dedicação da Concatedral
Nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, celebrou-se às 17h00, a eucaristia comemorativa dos 436 anos da dedicação da Concatedral de Miranda do Douro, uma celebração que visa assinalar a data da consagração do antigo altar, ocorrida em 1586.
A celebração foi presidida pelo pároco de Miranda do Douro, o padre Manuel Marques e na homília, o sacerdote disse que na Sagrada Escritura encontram-se muitos motivos para celebra esta data.
De acordo com o pároco de Miranda do Douro, a Concatedral é o templo onde os católicos escutam a Palavra de Deus, uma Palavra que deve ser motivo de alegria, respeito e devoção.
“Quando escutamos a Palavra de Deus devemos dar-lhe toda a nossa atenção. E esta Palavra provém da igreja fundada por Jesus Cristo e continuada pelos seus apóstolos”, disse.
Assim, por ordem de D. João III, a construção da Sé de Miranda do Douro foi iniciada em 24 de maio de 1552.
A conclusão das obras da Sé de Miranda ocorreu no início do século XVII e o templo manteve o estatuto de sé episcopal até 1780, ano em que a sede da diocese foi transferida para Bragança, passando a designar-se de Diocese de Bragança e Miranda.
A partir daí, a Sé de Miranda passou a ser designada por Concatedral.
Atualmente, a diocese de Bragança-Miranda está em sede vacante, desde 14 de fevereiro de 2022, data em que o Colégio de Consultores elegeu monsenhor Adelino Paes para a administrar temporariamente.
HA