Autárquicas: Júlio Meirinhos quer maior cooperação transfronteiriça
No dia 15 de julho, o candidato socialista à Câmara Municipal de Miranda do Douro, Júlio Meirinhos, visitou o Ayuntamiento de Zamora, para uma reunião com o alcaide, Francisco Guarido, com quem reconheceu a difícil situação demográfica que vivem ambas as regiões e definiram áreas de cooperação transfronteiriça.
De acordo com Júlio Meirinhos, na dita reunião foram abordados temas como a difícil situação demográfica das duas regiões fronteiriças e estabeleceu-se um princípio de acordo de incrementar a cooperação transfronteiriça entre Miranda do Douro e Zamora.
Para concretizar esta maior cooperação transfronteiriça, o candidato socialista à autarquia de Miranda do Douro, pretende “alavancar a economia, os fluxos turísticos, infraestruturas, cultura e tradições contíguas”, refere o comunicado.
Em conjunto com a província de Zamora, Júlio Meirinhos pretende também promover uma maior integração europeia nas áreas da “educação, saúde, proteção civil, ambiente, candidaturas transfronteiriças conjuntas e vários outros aspetos fundamentais para desenvolver ambas as regiões”, pode ler-se.
Sobre o encontro em Zamora, o ex-autarca de Miranda do Douro, diz que ambas as regiões concordaram sobre a necessidade de fortalecer os laços e desenvolver a cooperação transfronteiriça “a um nível nunca antes atingido”, nomeadamente através do desenvolvimento de projetos no território partilhado das Arribes / Arribas.
HA