Ambiente: Grifo salvo nas águas do rio Douro
No dia 18 de agosto, foi resgatado nas águas do rio Douro, no concelho de Miranda do Douro, um Grifo (Gyps Fulvus), pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), que de imediato transportou a ave para o Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA), para avaliar o estado de saúde e recuperação do animal.
O Grifo (Gyps Fulvus) é um abutre de grandes dimensões, que atinge os 105 cm de comprimento e os 2,70 m de envergadura.
Na sequência de uma denúncia, dando conta de que a ave se encontrava caída nas águas do rio Douro, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) deslocaram-se ao local, onde foi possível resgatar o animal, com o apoio de dois elementos da “Estação Biológica Internacional Duero-Douro”.
Os militares da GNR procederam ao seu resgate e transporte para o Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA), na localidade do Felgar, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Fonte: GNR