Música: “Pica & Trilha” apresentaram o seu primeiro CD

A banda de rock “Pica & Trilha” apresentou o seu primeiro trabalho discográfico de originais, intitulado “Lhabradores al poder!”, cantados em mirandês e que aborda os problemas estruturais que afetam a região do planalto mirandês.

“Os Pica & Trilha são uma banda de ‘hard rock’ inspirada nas sonoridades das décadas de 1970 e 80, que canta em língua mirandesa e alerta para os problemas da região”, explicou Emílio Martins, um dos mentores deste projeto.

O álbum de estreia “Lhabradores al poder” é composto por 13 músicas que abordam vivências das gentes transmontanas e alerta para os problemas da agricultura, do despovoamento, os efeitos dos incêndios ou da seca que afetam o interior, em particular o planalto mirandês, já que esta formação é originaria de Sendim, no concelho de Miranda do Douro.

A banda nasceu em 2017 e leva já seis anos de vida, tendo concluído o seu álbum de apresentação, como forma de divulgar a segunda língua oficial em Portugal.

O título “Lhabradores al poder!”, que em português quer dizer “Lavradores ao Poder!”, pretende ser um “grito de alerta” para o que se passa neste território fronteiriço do nordeste interior.

“Pretendemos demonstrar que esta região é dinâmica, com uma população resiliente onde a agricultura tem um papel crucial no desenvolvimento económico do território e da sociedade local”, relatou o vocalista da banda, Emílio Martins.

Todo o cenário desenhado pelos Pica & Trilha engloba utensílios e ferramentas utilizadas na lavoura e assenta nas paisagens rurais da chamada Terra de Miranda, que engloba os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Os Pica & Trilha prometem o seu primeiro espetáculo ao vivo para o último trimestre deste ano.

O álbum tem em destaque temas como: “Benga la Trilhadeira”, “La mie burra parece um Ferrari” ou “Facebook tratores i Hard Rock”, entre outras faixas.

As músicas estão disponíveis em vários canais digitais.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário