Miranda do Douro: Comércio local vai ser um bairro digital

Foi aprovada a candidatura da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) para a criação de um Bairro Comercial Digital, na cidade, tendo sido atribuídos 700 mil euros para modernizar o comércio tradicional, informou o presidente da ACIMD, Bruno Gomes.

Recorde-se que o projeto de criação de um Bairro Digital, em Miranda do Douro, foi apresentado no dia 2 de março de 2023, tendo como denominação “La Nubre an Miranda” (Nuvem em Miranda).

O referido projeto envolve 135 comerciantes e pretende conciliar a experiência da compra no comércio tradicional com a utilização dos novos meios digitais.

“O programa dos bairros digitais prevê um investimento de cerca de 1M€ por cada projeto, capaz de estimular o comércio local com a utilização das novas tecnologias”, explicou Bruno Gomes.

Segundo o presidente da ACIMD, esta iniciativa visa desenvolver, por exemplo, a comunicação dos comérciantes com o público, através de mobiliário urbano (múpis), em português e espanhol, já que Miranda do Douro é uma cidade de fronteira.

Para potenciar a comunicação entre o comércio e o público, o programa dos Bairros Digitais contempla ainda a otimização da infraestrutura digital local e da conectividade, o que vai permitir o uso da tecnologia na entrega de encomendas e no pagamento eletrónico.

“A nível físico, a candidatura, agora aprovada, prevê alterações urbanísticas nas principais ruas comerciais da cidade de Miranda do Douro, especificamente na rua 25 de Abril, rua 1.º de Maio, rua das Arribas e rua do Mercado, onde serão criados elementos decorativos, alusivos à língua, cultura e tradições mirandesas, de modo a embelezar a cidade e torná-la mais atrativa”, explicou.


Aquando da submissão da candidatura ao programa dos “Bairros Digitais”, a presidente da município de Miranda do Douro, Helena Barril, destacou a mais-valia desta iniciativa para todo o território.

“Avançar para esta iniciativa de criação de um Bairro Digital, em Miranda do Douro, é uma forma de promover não só o comércio, mas também o território. Estamos perante um exemplo de conectividade urbanística que junta o comércio e a cultura”, destacou a autarca mirandesa.

Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, destacou que o objetivo da iniciativa é unir os comerciantes dentro de “uma nuvem digital”, para melhor escoar os seus produtos e serviços.

“Através da criação de uma nuvem digital, os empresários de Miranda do Douro, em conjunto, vão promover os seus produtos e serviços a uma escala muito maior, o que poderá incrementar o volume de vendas”, disse.

O presidente da ACIMD informou que implementação do bairro digital em Miranda do Douro, vai iniciar-se em 2024.

Até ao final do ano, a Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) tem agendadas as seguintes atividades:

- XXV Famidouro – Feira do Artesanto e Multiatividades, de 11 a 20 de agosto.

- II Passeio de Automóveis Clássicos e Antigos, no fim-de-semana de 30 de setembro e 1 de outubro,

- No mês de setembro, a ACIMD pretende apresentar um projeto de mobilidade sustentável, para a aquisição de veículos ecológicos (bicicletas, trotinetes, motorizadas e carros elétricos, apetrechados com GPS) para dinamização turística na cidade e no concelho de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário