Miranda do Douro: Famidouro – Feira de Artesanato assinala o 25º aniversário
A cidade de Miranda do Douro está pronta para a realização da XXV Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades, que vai decorrer de 11 a 20 de agosto e que este ano vai apresentar novos espaços para os artesãos, a existência de um restaurante e um bar, a constante animação ao longo dos 10 dias do evento e a cobertura ecológica do recinto, feita com t-shirts coloridas.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, este ano, a organização inovou ao embelezar a feira com novos espaços para os artesãos e com a cobertura da avenida Aranda del Duero.
“A cobertura do recinto vai ser feita com t-shirts velhas coloridas, doadas por instituições e pela população local, com os objetivos de proteger os visitantes do sol, envolver a comunidade local no evento, economizar recursos e respeitar o ambiente. Para cobrir o recinto vão ser necessárias muitas t-shirts, dado que a avenida tem 120 metros de comprimento e seis metros de largura”, disse.
Outra novidade, na XXV Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades é a presença dos serviços de restaurante e de bar.
Aproveitando as críticas e sugestões dos artesãos, a ACIMD teve o cuidado de programar este ano, medidas como a animação constante ao longo dos 10 dias do evento, assim como a introdução de música ambiente na feira e a disponibilização de wc’s amovíveis.
“De 11 a 20 de agosto, o programa de animação da Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades vai ser muito diversificado, com a atuação da Banda Filarmónica Mirandesa, o Festival de Folclore, as atuações de vários coletividades de Pauliteiros, entre outros grupos”, informou.
Todos os anos, no mês de agosto, a Famidouro – Feira de Artesanato e Multiatividades regista uma grande afluência de público, em particular, dos vizinhos espanhóis, dos turistas e também dos emigrantes. Para esta grande afluência de visitantes, também contribuem as Festas em honra de Santa Bárbara, que decorrem em Miranda do Douro, de 16 a 20 de agosto.
De acordo, com Bruno Gomes, o sucesso do certame dedicado ao artesanato deve-se ao trabalho concertado entre as várias entidades, como são o município de Miranda do Douro, a freguesia local, a ACIMD, a comissão de festas em honra de Santa Bárbara, a Associação Mirandanças, a Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM), entre outras entidades, que juntos programam várias atividades ao longo do mês de agosto.
HA