Música: Galandum Galundaina apresentaram “Júlia”

No dia 21 de maio, o grupo de música tradicional mirandesa, “Galandum Galundaina” apresentou na rádio Antena 1, a nova música “Júlia”, um single que é um prenúncio do novo álbum que está a ser trabalhado pelos músicos, que continuam a criar música para divulgar a identidade cultural da Terra de Miranda.

O single “Júlia” foi lançado no dia 21 de maio, através da rádio Antena 1.

O grupo musical “Galandum Galundaina” foi constituído em 1996 e desde então têm-se dedicado ao estudo, preservação e divulgação da identidade cultural da Terra de Miranda, através da música.

Ao longo de 27 anos de trabalho, os músicos Paulo Meirinhos, Paulo Preto, Alexandre Meirinhos e João Pratas criaram os discos “L Purmeiro”, “Modas i Anzonas”, “Senhor Galandum” e “Quadratada”.

De acordo com a crítica musical, o trabalho dos “Galandum Galundaina” deu origem a um renovado modo de entender a música tradicional da Terra de Miranda. “Com a música procuram descrever os lugares, a vida e as raízes que permitem que a cultura da sua região se desenvolva”, diz a crítica.

No passado dia 21 de maio, apresentaram na rádio Antena 1, uma nova música chamada “Júlia”, o que segundo o vocalista dos Galandum Galundaina, Paulo Meirinhos, é a primeira música de um novo álbum que está a ser trabalhado.

«Estamos a trabalhar no novo disco e com o lançamento do single e do videoclipe “Júlia” quisemos dar a conhecer ao público, uns “acordes” do novo trabalho», disse.

Sobre o single “Júlia”, Paulo Meirinhos disse que a música conta a história de uma rapariga e um rapaz que decidem sair de casa dos pais e construir uma vida em comum.

Em relação ao futuro álbum, o músico, Paulo Meirinhos, revelou que os Galandum Galundaina procuram variar as sonoridades, introduzindo novos instrumentos.

Segundo a Antena 1, os quatro álbuns já editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada.

Em 2010, o grupo recebeu o Prémio Megafone e o álbum “Senhor Galandum” foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais.

Questionado se a criação musical exige muito trabalho, Paulo Meirinhos, que também é professor de música, respondeu afirmativamente.

“A criação musical, à semelhança das outras criações artísticas, como a pintura, exige muito trabalho. Creio que era o pintor espanhol, Salvador Dali, que dizia que estava sempre a trabalhar, para quando a inspiração viesse o apanhasse a trabalhar! E é isso que os Galandum Galundaina procuram fazer. Há que trabalhar e ensaiar muito para tornar as músicas interessantes”, explicou.

Paulo Meirinhos acrescentou que na criação musical continuam a procurar inspiração nas melodias tradicionais, que depois trabalham musicalmente dando-lhes uma sonoridade renovada e moderna.

Do roteiro musical dos “Galandum Galundaina” fazem parte alguns dos mais importantes Festivais de World Music/Folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.

No corrente ano, a agenda de concertos dos “Galandum Galundaina” é a seguinte:

10 de junho: Santo Tirso
11 de junho: Vinhais
17 de junho: Fornos de Algodres
21 de junho: Lousada
13 de julho: Ponferrada, Espanha
28 de julho: Ponte da Barca
30 de julho: Festival do Careto, Podence
24 de agosto: S. Martinho, Miranda do Douro
7 de setembro: Tavira (com pauliteiros)
22 de setembro: Festival MiñorSons, Nigrán, Galiza, Espanha
23 de setembro: Festival MiñorSons, Gondomar, Galiza, Espanha
24 de setembro: Festival MiñorSons, Baiona, Galiza, Espanha
6 de outubro: Lombo, Macedo De Cavaleiros
4 de novembro: Estoril FolkFest, Estoril
22 de dezembro: Arcas, Macedo De Cavaleiros

HA

Deixe um comentário