Alfândega da Fé: Festa da Cereja regressa em “quantidade e qualidade”

A Festa da Cereja de Alfândega da Fé regressa no fim de semana de 9,10 e 11 de junho, com a garantia de “qualidade e quantidade”, informou a organização.

O evento anual é da responsabilidade da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que fez da cereja um emblema do concelho.

Segundo a autarquia, este ano apesar de se registarem algumas quebras, em especial na produção inicial, devido ao tempo quente que se fez sentir durante o mês de abril, os produtores garantem a oferta de qualidade e quantidade de cereja para a realização do certame.

A “Festa da Cereja&co”, com quase 40 anos, decorre entre 9 e 11 de junho na vila transmontana e este ano regressa ao Parque Municipal de Exposições, incluindo um conjunto de iniciativas ligadas à cultura e gastronomia.

No início do mês de maio, o presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, Luís Jerónimo, previa uma quebra na produção na ordem 20 toneladas de cereja, devido às amplitudes térmicas do mês de abril, com calor de dia e frio durante a noite.

Esta condição afetou a floração das primeiras cerejas, as chamadas temporãs, mas a colheita de meia estação, que ocorre em junho, “não foi tão afetada”, ficando pelos 20%, segundo o dirigente.

A cooperativa de Alfândega da Fé prevê, contudo, uma produção final superior à do ano passado, porque há “vários pomares de cerejeiras novos que estão a entrar em produção, devido às apostas feitas em novas plantações e reconversão de outras que foram feitas em anos anteriores”.

Os produtores garantem que a cereja não vai faltar durante os três dias da festa, que serve também para promoção e venda de outros produtos regionais, como os queijos, enchidos, cogumelos selvagens, azeites, vinho, frutos secos, com destaque para a amêndoa, doçaria e bolos típicos, como os rochedos e os barquinhos, característicos do concelho transmontano.

A festa tem animação musical com artistas como Tony Carreira, Nuno Ribeiro e Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

No programa constam também iniciativas ligas à gastronomia, cultura, desporto e atividades na natureza, bem como o Dia do Agricultor, com atividades temáticas ligadas à agricultura, à produção de cereja e à Bio Região dos Lagos do Sabor.

O município disponibiliza visitas guiadas aos pomares de cerejeiras, mediante inscrição prévia, nas quais os visitantes podem degustar o fruto diretamente da árvore.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário