Miranda do Douro: Olímpiadas desportivas promovem o convívio e preservam as tradições

Na tarde do próximo Domingo, dia 28 de maio, vai realizar-se no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, as Olímpiadas Desportivas, com a realização de jogos tradicionais como o fito, a sueca ou a corrida de sacos, uma iniciativa que pretende perservar este património cultural e proporcionar momentos de convívio entre as diferentes gerações.

O projeto do Campeonato dos Jogos Tradicionais é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), no qual participam os nove concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

O Campeonato de Jogos Tradicionais decorre em duas fases. Na primeira fase, realiza-se a competição dentro de cada concelho. Posteriormente, as equipas vencedoras de cada concelho competem, entre si, na final distrital.

Em 2022, no concelho de Miranda do Douro, cerca de 200 pessoas participaram nas Olímpiadas Desportivas, realizadas no dia 17 de julho, na antiga estação ferroviária de Sendim.

Este ano, o recinto dos jogos tradicionais como o fito, a raiola, a relha e a sueca, é o Santuário de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, onde são esperados cerca de 200 participantes, provenientes das 16 localidades do concelho de Miranda do Douro.

Os vencedores dos jogos tradicionais do concelho de Miranda do Douro vão depois disputar a final distrital, que este ano vai realizar-se em Vila Flor, no dia 18 de junho.

Segundo o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, esta iniciativa pretende recuperar e valorizar os jogos tradicionais, enquanto património identitário deste vasto território.

“Os jogos coletivos tradicionais estão a cair em desuso e importa transmitir esta herança cultural aos mais jovens para assegurar a sua preservação”, justificou.

O autarca explicou que os jogos coletivos proporcionam o convívio entre as pessoas e desenvolvem o espírito de equipa.

“Atualmente, o uso excessivo da tecnologia por parte de crianças e jovens é causa de isolamento e esta iniciativa é uma oportunidade de socialização e aprofundamento do sentimento de pertença, não só ao concelho de Miranda do Douro, mas também à região de Trás-os-Montes”, acrescentou.

O projeto do “Campeonato dos Jogos Tradicionais “ é uma iniciativa que integra o programa “Cultura para Todos”, aprovado pelo Programa Operacional NORTE 2020.

HA

Deixe um comentário