Santulhão: I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana a 3 e 4 de junho

No fim-de-semana de 3 e 4 de junho vai realizar-se a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, um certame dedicado aos produtos locais e regionais, a que se juntam atividades na natureza e de animação tradicional, com as quais a organização pretende atrair muito público à localidade de Santulhão.

De acordo com o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana visa promover os produtos locais e regionais, dando destaque, claro está, aos olivais de azeitona santulhana e ao azeite que daí se extrai.

“Decidimos realizar a feira do azeite na véspera do verão, pela importância que este produto tem na alimentação e em particular, na condimentação de saladas, tão presentes nas refeições nesta altura do ano”, justificou.

Questionado sobre a mais valia da oliveira santulhana e do seu azeite, o jovem autarca, começou por dizer que a olivicultura tem um papel importante neste território, onde a variedade desta oliveira é predominante nos concelhos de Vimioso, Bragança e Macedo de Cavaleiros.

“Em Santulhão predominam os olivais tradicionais, com cerca de 200 oliveiras por hectare, maioritariamente em sequeiro (sem rega). Embora estes olivais sejam pouco competitivos no panorama nacional, a azeitona santulhana e o seu azeite destacam-se pela qualidade”, explicou.

Com o objetivo de valorizar esta qualidade, o município de Vimioso estabeleceu uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no sentido de atribuir um selo ao azeite aí produzido, que poderá receber, futuramente, a Denominação de Origem protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Segundo o presidente da freguesia de Santulhão, esta parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem permitido realizar ações de formação com os olivicultores locais, sobre temas como a “Produção Sustentável em Olivicultura”.

“Nestas formações, os olivicultores aprofundam o seu conhecimento sobre a instalação dos olivais, a rega, a poda, o tratamento fitossanitário, a colheita, o transporte, a extração e o engarrafamento do azeite”, explicou.

Segundo dados do lagar de Santulhão, nesta unidade produzem-se anualmente cerca de 800 mil quilos de azeite, que dão origem às as marcas “Terras do Sabor” e “Quinta de Arufe”.

Estas duas marcas de azeite são alguns dos produtos, que vão ser comercializados na I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, agendada para os dias 3 e 4 de junho.

“No decorrer do certame vai realizar-se uma degustação do azeite de Santulhão, com os objetivos de descrever as suas caraterísticas e promover este produto junto do público”, informou Jorge Gonçalves.

Para além do azeite, a organização adianta que no certame vão participar 30 expositores, com produtos locais e regionais, como são o mel, a doçaria, o pão, os legumes, os frutos secos, o fumeiro, os queijos, o vinho, os licores e o artesanato.

Sobre o programa da I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, Jorge Gonçalves, destacou a preocupação da organização em dar a conhecer a riqueza ambiental da localidade, com atividades na natureza como são o passeio BTT, o workshop de fotografia de Natureza, a Caminhada Interpretativa com os burros de Miranda e o passeio pedestre.

Para além destas atividades, o programa da I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana procura valorizar as tradições, desde logo com a animação musical de vários grupos de Gaiteiros, o XXI Festival de Música Tradicional e Celta e a atuação de vários grupos de Folclore.

Na tarde de Domingo, a I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana acolhe também o campeonato concelhio do Jogos Tradicionais, com a realização da corrida de sacos, a tração à corda, a raiola (feminina) e a petanca.

“Os jogos inserem-se no campeonato distrital de Jogos Tradicionais. Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), que tem por finalidade recuperar e valorizar este património imaterial, que noutros tempos era motivo de lazer, convívio e até de festa nas comunidades e que correm o risco de desparecer”, justificou.

A I Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana é um certame coorganizado pela Freguesia de Santulhão e o Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS). O evento conta com o apoio do município de Vimioso e a colaboração das associações AEPGA, da Palombar e ACB.

HA

Deixe um comentário