Santulhão: Semana para a Saúde e Bem Estar mobilizou a população

No âmbito da II Semana para a Saúde e Bem Estar, que está a decorrer no concelho de Vimioso, de 22 a 26 de maio, realizou-se na localidade de Santulhão, uma sessão de esclarecimento sobre primeiros socorros e foram realizados rastreios à população, com o objetivo de informar as pessoas sobre os cuidados a ter na promoção da saúde.

À semelhança do que acontece em todo o distrito de Bragança, a realidade do concelho de Vimioso carateriza-se pela demografia dispersa, a baixa presença da juventude no território e a necessidade de acompanhar a população, maioritariamente idosa.

Foi com este propósito que se realizou em Santulhão, no serão do dia 23 de maio, uma sessão de esclarecimento, ministrada pelos técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Bragança) dedicada aos primeiros socorros e à realização de rastreios à tensão arterial, à glicémia e ao colesterol.

Na apresentação desta iniciativa, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, começou por evocar a memória do antigo médico, José Joaquim de Moura, que exerceu a profissão no concelho de Vimioso, de 1896 até ao final da vida.

“Seguindo o exemplo do médico, Dr. José Joaquim de Moura, com a II edição da Semana para a Saúde e o Bem Estar pretendemos informar as pessoas do concelho de Vimioso em assuntos como
a literacia para a saúde”, justificou.

Por sua vez Jorge Maia, neto do médico, José Joaquim de Moura, elogiou a iniciativa do município de Vimioso e dos técnicos da Cruz Vermelha, de virem ao encontro das populações, à semelhança do que o seu avô fazia, montado a cavalo, no século XIX (1896-1939).

Já o presidente da freguesia de Santulhão, Jorge Gonçalves, indicou que na localidade vivem atualmente cerca de 250 pessoas, na sua maioria pessoas idosas. Sobre a iniciativa do município, o jovem autarca agradeceu a vinda dos técnicos da Cruz Vermelha e relembrou que no que diz respeito à saúde “mais vale prevenir do que remediar”.

Em Santulhão, os técnicos da Cruz Vermelha de Bragança começaram a sua intervenção com uma atuação musical, interpretada por jovens voluntários naturais do Afeganistão e de Timor. Segundo a enfermeira, Tatiana Pires, o estado de espírito ou psicológico tem influencia na saúde física.

Sobre a sessão de esclarecimento, a técnica da Cruz Vermelha sublinhou a importância de vir ao encontro das pessoas para prestar informações e realizar os habituais rastreios de saúde, à tensão arterial, à glicemia e ao colesterol.

“Em Trás-os-Montes, a maioria das pessoas tem tendência para ter altos valores de tensão arterial e de colesterol e isto deve-se entre outras causas, a uma alimentação inapropriada”, explicou.

Segundo os serviços de saúde, a hipertensão arterial é uma doença geralmente assintomática, isto é, não apresenta quaisquer sintomas, pelo que é aconselhável verificar a tensão arterial regularmente, para evitar a progressão desta doença.

De acordo com a técnica da Cruz Vermelha, para cuidar da saúde há que ter uma alimentação saudável – à base de sopas, cozidos, grelhados, legumes, fruta e água – praticar diariamente alguma atividade física e ter momentos de descanso e de lazer.

“Inversamente, os inimigos da boa saúde são o açúcar, o álcool, os alimentos gordurosos, o tabaco, o sal, o stress, o sedentarismo e a obesidade”, indica um folheto da Cruz Vermelha Portuguesa.

Nesta sua deslocação a Santulhão, as técnicas da Cruz Vermelha Portuguesa prestaram ainda informações sobre como agir em situações de emergência, tais como engasgamentos, paragem cardíaca e acidentes.

“Os primeiros socorros são a resposta rápida e inicial a uma emergência médica, através da aplicação de técnicas simples e eficazes para reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência de uma vítima e diminuindo o seu grau de sofrimento”, disse.

Entre as ações a realizar, a técnica da Cruz Vermelha indicou que se deve ligar para o 112 e colocar a vítima em posição lateral de segurança, para assegurar a sua respiração.

No final da sessão de esclarecimento, foram oferecidos testes de rastreio à hipertensão, à diabetes e ao colesterol, uma atividade que muito agradou à população de Santulhão.

Nestes rastreios, a senhora Helena Alves, de 78 anos, mostrou estar com boa saúde. Quando lhe perguntámos o segredo para cuidar da boa forma física, respondeu que “o melhor remédio é não parar”.

“Diariamente, desde as 6h00 da manhã até à noite, trabalho em casa, vou para a horta e aos Domingos ainda ajudo a comissão de festas da aldeia! O meu lema é mexa-se pela sua saúde!”, aconselhou.

A II Semana Para a Saúde e Bem Estar prossegue nos dias 24 e 25 de maio, nas localidades de Carção e Argozelo.

No dia 24 de maio, realiza-se também uma intervenção sobre o bullying, no Agrupamento de Escolas de Vimioso.

O encerramento da II Semana para a Saúde e Bem Estar ocorre no dia 26 de maio, com uma visita às Termas de Vimioso e uma palestra sobre a importância da saúde termal para o bem estar.

A Semana para a Saúde e Bem Estar é uma iniciativa conjunta da Cruz Vermelha Portuguesa e do município de Vimioso, que conta com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

HA

Deixe um comentário