Miranda do Douro: Município investe na requalificação dos edifícios municipais

Em Miranda do Douro, estão a decorrer obras de requalificação de vários edifícios municipais, entre os quais a biblioteca municipal, o cemitério ou a Escola Básica (EB1), intervenções que segundo o executivo municipal, fazem parte da estratégia de preservação e valorização do património existente.

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, a biblioteca municipal António Maria Mourinho, instalada no antigo convento dos Frades Trinos, carecia de manutenção desde a data de inauguração como biblioteca, a 10 de julho de 2003.

Segundo a autarca, no exterior da biblioteca estão a realizar-se trabalhos de limpeza das paredes graníticas do edifício. Já no interior do edifício, vai proceder-se à reinstalação do sistema elétrico e ao reboque e pintura das paredes. Segundo o município de Miranda do Douro, as obras na Biblioteca Municipal implicam um investimento de 162 mil euros.

“A data prevista para a reabertura da biblioteca municipal é o próximo dia Dia da Cidade, a 10 de julho”, informou a autarca.

Outro equipamento que está a ser requalificado em Miranda do Douro é o cemitério municipal, onde estão a ser realizados trabalhos de limpeza e reboco dos muros.

“No interior do cemitério vão ainda ser construídos passeios para facilitar a mobilidade das pessoas”, acrescentou a autarca.

Quanto à intervenção que está a decorrer na Escola Básica (EB1) de Miranda do Douro, Helena Barril, indicou que a intervenção é sobretudo no âmbito da eficiência energética.

“O edifício da escola vai beneficiar do revestimento térmico exterior, o chamado capoto. E vão ser mudadas as caixilharias”, especificou.

Ao projeto inicial, o novo executivo acrescentou obras no interior da EB1, concretamente na secretaria e na remodelação da cozinha, que vai ser totalmente remodelada, com a substituição dos equipamentos.

Segundo o município de Miranda do Douro, as obras na EB1 deverão estar concluídas a 31 de dezembro de 2023.

Relativamente ao projeto de requalificação da rua das Arribas, Helena Barril, informou que as anomalias detectadas na estrutura do miradouro já foram corrigidas.

“Por razões de segurança para o público, os técnicos do município verificaram que a base do miradouro tinha que levar espigões para assentar em rocha firme. Feitas as correções, as obras de instalação do miradouro devem estar concluídas no final de junho”, indicou.

Referindo-se a outras obras, a autarca de Miranda do Douro, adiantou que já estão consignados o projeto de florestação “8 mil árvores, 8 mil habitantes” e o projeto do “Pulmão verde da cidade”.

“Também estão em vias de ser entregues as obras da zona industrial de Miranda do Douro, localizada em Duas Igrejas e a despoluição do rio Fresno”, avançou.

Para concluir, a presidente do município de Miranda do Douro assegurou que até ao final do corrente ano de 2023 vai ser lançado o concurso, para a construção do matadouro intermunicipal.

HA

Deixe um comentário