Sendim: Dia Mundial da Família juntou crianças e idosos

Para comemorar o Dia Internacional da Família, que se assinala a 15 de maio, realizou-se em Sendim, o V Encontro Intergeracional, uma iniciativa organizada pelo município de Miranda do Douro, que teve como propósito promover o convívio entre as crianças e as pessoas idosas do concelho.

Ao longo da tarde de sexta-feira, dia 12 de maio, no pavilhão multiusos, os cerca de 100 alunos, dos jardins de infância e do 1º ciclo das escolas de Sendim e de Palaçoulo, ofereceram aos mais idosos, várias interpretações musicais e excertos de teatro.

Por sua vez, os mais velhos, presentearam os mais novos, com a atuação da tuna da universidade sénior, que orientada pelo professor e músico, Paulo Meirinhos, deu aso a um baile entre as várias gerações.

De acordo com Sandrine Araújo, do município de Miranda do Douro, o Encontro Intergeracional, que já vai na 5ª edição, surgiu a propósito do Dia Internacional da Família e da vontade em juntar as pessoas de diferentes idades.

“No encontro deste ano, para além do município de Miranda do Douro e do Agrupamento de Escolas, também estão envolvidas a Casa da Criança Mirandesa, o CLDS 4G Miranda CumBida, o Centro Social e Paroquial de São João Batista de Picote e a União de Freguesias de Sendim e Atenor”, informou.

Como anfitrião do encontro, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, reiterou o compromisso da freguesia em promover a coesão social entre as várias gerações.

“Estes encontros entre gerações, são um oportunidade de aprendizagem para as crianças. E para os mais velhos, são momentos de alegria!”, disse.

Segundo o autarca, estes encontros geracionais têm sido habituais em Sendim, dado que na Páscoa e no âmbito da Oficina do Idoso, os idosos e as crianças juntaram-se para confeccionar e degustar o folar e da bola doce mirandesa.

“No próximo dia 28 de maio e a pensar nas jovens gerações, a freguesia de Sendim vai celebrar o Dia Mundial da Criança, com uma tarde de animação, em que haverá insufláveis e pinturas faciais”, informou.

HA

Deixe um comentário