Picote: Reabertura do Ecomuseu com novo espaço de exposições

A freguesia de Picote, no concelho de Miranda do Douro, reabre a 10 de maio, o Ecomuseu Terra Mater, agora com um novo espaço para salvaguarda e mostra do património local, que remonta à ocupação romana.

“Trata-se de uma ampliação do centro interpretativo já existente que foi transformado em Eco-museu. Este novo espaço oferece uma sala com uma exposição permanente sobre o passado do povoamento de Picote, que nos conta a história da ocupação humana neste território”, explicou o presidente da Associação Frauga, Jorge Lourenço.

Neste novo equipamento foram investidos cerca de 150 mil euros ao abrigo do programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

O Ecomuseu oferece agora um espaço amplo destinado a exposições temporárias, sendo que a primeira iniciativa a realizar neste novo espaço são os “Encontros de Primavera” e as residências artísticas.

 A Associação Frauga já estabeleceu um conjunto de protocolos com o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, para a cedência de espólio ali guardado, com incidência num conjunto de estelas funerárias de origem romana descobertas em Picote na década de 50 do século passado.

“Há um conjunto de estelas funerárias de origem romana que foram descobertas na Terra de Miranda, que não estavam expostas ao público no Museu do Abade de Baçal e assim regressam às origens para poderem ser observadas”, recatou o responsável.

Para os responsáveis pela Associação Frauga, “a grande filosofia deste Eco-Museu está centrada nos elementos naturais como a terra, a água, o fogo, e o ar, é um convite para que as pessoas se possam deslocar a este território”.

Quem visitar este Ecomuseu, que está localizado no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), poderá ainda apreciar a paisagem atravessando um conjunto de trilhos pedestres.

O projeto de ampliação do Ecomuseu Terra Mater beneficiou do apoio da Movhera, a atual concessionária das barragens de Picote e de Miranda do Douro.

A reabertura do novo espaço museológico está agendada para as 19h00, do dia 10 de maio e vai contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário