V DOMINGO DA PÁSCOA

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”

At 6, 1-7 / Slm 32 (33), 1-2.4-5.18-19 / 1 Pe 2, 4-9 / Jo 14, 1-12

Como podemos conhecer o caminho? (Evangelho).

Tomé, um dos Doze, ao ouvir Jesus dizer que terá de partir para preparar um lugar na casa do Pai e que eles já conhecem o caminho, não hesita em colocar as suas dúvidas. Tomé acompanhou Jesus nas suas peregrinações, ouviu as suas palavras, presenciou milagres, comeu da sua comida e bebeu da sua bebida. Peregrinou com Ele e descansou com Ele. E neste momento crucial da vida de Jesus, na noite da sua Paixão, não compreende as suas palavras. E fala no plural, pelo que podemos presumir uma incompreensão generalizada.

Jesus vai para o Pai. Qual será o caminho? Ele mesmo é o caminho! Viver como Ele é o caminho para o Pai. Quando Jesus afirma ser «o caminho, a verdade e a vida», diz-nos que é uma vida ao seu estilo que nos levará ao conhecimento de Deus e que é essa a verdadeira vida, é essa a verdade por descobrir, a vida em plenitude.

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida» é uma das mais belas e luminosas afirmações de Jesus. Ainda que envolta em mistério, aponta o coração da nossa fé.

Conhecer Deus é a verdadeira vida, é a genuína alegria, pois nós fomos criados por Ele e à sua imagem e semelhança, e só n’Ele encontramos morada. E a forma como o podemos conhecer é viver ao estilo de Jesus, é ser seu discípulo, é segui-lo, é ir com Ele.

No burburinho do dia a dia, é muitas vezes complicado reconhecer onde é que Jesus nos chama. Mas, ainda assim, nós somos os afortunados, pois pertencemos à longa cadeia de testemunhas da Ressurreição do Senhor, que sabem que Ele está através do seu Espírito e que podemos arriscar uma vida ao seu estilo.

O Mistério Pascal, a paixão, morte e ressurreição de Jesus, abre um novo caminho: o Crucificado leva a Deus. O Crucificado é caminho. É «o» caminho. E o conhecimento de Jesus é conhecimento de Deus, pois quem o vê, vê o Pai, e quem está com Ele, está com o Pai.

Arrisquemos viver ao estilo de Jesus. Arrisquemos o seu estilo de vida como caminho, disponíveis para lutar pela justiça e para consolar os que estão tristes, para libertar os oprimidos e confirmar na fé os receosos. Acima de tudo, sejamos outro Cristo, anunciando o Evangelho através de um coração manso, humilde e audacioso.

Quanto ao futuro, agarremo-nos a esta confiança: Ele prepara uma morada para nós junto do Pai.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

Deixe um comentário