Miranda do Douro: Jornadas de Ciência 2023 suscitam o interesse dos alunos

Nos dias 4 e 5 de maio está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), as Jornadas de Ciência 2023, um programa de atividades que se realizam nos vários laboratórios da Escola Básica e Secundária e que pretende suscitar o interesse dos alunos pela ciência.

De acordo com o diretor do AEMD, o professor António Santos, as Jornadas de Ciência são uma atividade periódica, dedicada a aprofundar de um modo lúdico e didático, áreas do saber como são a biologia, geologia, física, química e a matemática.

“As Jornadas de Ciência são sempre uma iniciativa muito participada e que conta com a visita dos alunos do 1º ciclo. São por isso, dois dias de muita interação que desperta nos alunos a curiosidade e o interesse pela investigação científica”, disse

Ao longo dos dois dias das jornadas, os alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos), do curso científico, mostram aos alunos mais novos (1º e 2º ciclos), as experiências e conhecimentos que adquirem ao longo do ano letivo.

Segundo a professora de Biologia, Carla Martins, as jornadas de ciência proporcionam verdadeiras aprendizagens.

“O objetivo das jornadas é praticar ciência, ou seja, experimentar, questionar, procurar respostas e produzir conhecimento. E assim fazer com que os alunos se entusiasmem com estas áreas científicas”, justificou.

A docente sublinhou a importância de lançar questões aos alunos, tais como: porque é que flutuam os barcos? Que células existem em determinadas plantas e animais? Quando ocorre a irrupção dos vulcões? Etc. – “É muito importante que os alunos aprendam a questionar” – sublinhou.

Por sua vez, no laboratório de Matemática, o professor Paulo, explicou que os jogos didáticos, tais como o solitário, a torre de Hanói, o tangran, entre outros desenvolvem o raciocínio lógico dos alunos.

“São jogos simples através dos quais os alunos exercitam o pensamento ou raciocínio lógico e abstrato. Estes jogos exigem a visualização do passo seguinte, de modo a desenvolver estratégias ou passos para encontrar a jogada vencedora”, explicou.

Nas Jornadas de Ciência, também são convidadas outras entidades. Neste ano, os convidados são o Centro de Saúde de Miranda do Douro e o Ecocentro Micológico da Terra de Miranda.

Em representação do Ecocentro Micológico da Terra de Miranda, a bióloga, Raquel Afonso, explicou que o principal propósito da participação nas Jornadas de Ciência 2023, é o de sensibilizar e motivar os alunos e as suas famílias a reutilizarem os resíduos agrícolas para a produção de cogumelos cultiváveis.

“Os cogumelos podem ser cultivados em serrim, palha, borras de café”, indicou.

Segundo a bióloga do Ecocentro Terra de Miranda, na região, há uma grande biodiversidade de fungos, que se distribuem pelos diferentes habitats, como são os pinhais, soutos, estevais, carvalhais, prados e lameiros e nas bermas dos caminhos.

“A micologia também é uma ciência que estuda precisamente os fungos. E ainda há muito por descobrir nos cogumelos. Se é verdade que as plantas e os animais que existem no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) já estão catalogados, os cogumelos, ainda não. Daí que ainda há muito trabalho científico a realizar”, disse.

No entendimento da bióloga, a micologia e a preservação dos recursos naturais é uma área científica em potencial crescimento e pode ser uma área de estudo para os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário