Miranda do Douro: Candidatura ao Bairro Comercial Digital passou à 2ª fase

A candidatura da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD) para a criação do Bairro Comercial Digital, passou à 2ª fase e espera agora pela avaliação final, para desenvolver um projeto de digitalização das empresas do concelho de Miranda do Douro.

Recorde-se que o projeto de criação de um Bairro Digital, resulta de uma parceria entre a ACIMD e o município de Miranda do Douro, tendo sido apresentado no passado dia 2 de março, com a designação de “La Nubre an Miranda” (Nuvem em Miranda).

Segundo a ACIMD, o projeto digital tem previsto um investimento de 940 mil euros e vai permitir que 135 empresários entrem numa “nuvem digital“, de forma a dinamizar o comércio tradicional até 2025.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, explicou que através da criação da nuvem digital, os associados da ACIMD vão ser mais competitivos comercialmente, na promoção dos seus produtos e serviços, em Portugal e no estrangeiro”, justificou.

Relativamente à candidatura submetida, Bruno Gomes, mostrou-se esperançado na seleção e aprovação do projeto de Miranda do Douro.

“Na primeira fase foram submetidas 187 candidaturas e o nosso projeto denominado “La Nubre an Miranda” (Nuvem em Miranda) obteve uma ótima classificação, pelo que passou à segunda fase. Agora está a decorrer a 2ª fase do concurso e a nossa candidatura concorre com outras 168 candidaturas, para as 50 vagas existentes”, informou.

O empresário acredita que estando o concelho de Miranda do Douro localizado numa região de baixa densidade populacional e inserido do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), são critérios elegíveis para a aprovação do projeto da ACIMD.

Segundo o IAPMEI, o desenvolvimento dos Bairros Comerciais Digitais promove a coesão territorial através da digitalização.

“Entre outras vantagens, os bairros comerciais digitais permitem chegar a mais público, podendo por isso impulsionar as compras e vendas em Miranda do Douro, ao mesmo tempo que desenvolvem as competências digitais dos trabalhadores e fomentam o empreendedorismo digital nas áreas do comércio e dos serviços”, acrescentou o presidente da ACIMD.

A medida dos “Bairros Comerciais Digitais” está integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo promover a digitalização da economia, através modernização dos negócios e da capacitação dos trabalhadores e empresários.

HA

Deixe um comentário