Vimioso: Cientista Rosário Martins regressa à escola

No âmbito do programa “O cientista regressa à escola”, os alunos da Escola Básica, em Vimioso, vão receber no próximo dia 8 de maio, o regresso da bióloga e investigadora Rosário Martins, com o objetivo de despertar nas crianças o interesse pela ciência.

De acordo com Joana Bordalo, co-fundadora e Coordenadora do programa “Cientista Regressa à Escola”, esta iniciativa leva cientistas à sua antiga escola primária para fazerem oficinas de ciência, dinâmicas e didáticas, de modo a inspirar as novas gerações.

“Em Vimioso, o programa estreou no ano passado com a bióloga e professora Rosário Martins, que explicou às crianças a existência das cianobatérias e realizou uma atividade laboratorial”, recordou.

Este programa educativo visa democratizar a ciência e dar a oportunidade aos alunos de todo o país, em particular das localidades mais afastadas dos centros de investigação, de conhecerem de perto os cientistas portugueses.

“É importante mostrar às crianças que também elas podem ser cientistas ao enveredarem por cursos superiores que lhes permitam fazer investigação e produzir ciência”, disse.

Dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos, o facto da cientista, Rosário Martins, ser originária de Vimioso e ter estudado no respetivo agrupamento de escolas contribui para que as crianças mostrem uma maior curiosidade e interesse pela ciência.

O programa “Cientista Regressa à Escola” é implementado pela Native Scientists e conta com o apoio do município de Vimioso e da Comissão Europeia.

HA

Deixe um comentário