Futsal: Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) prepara play-off de acesso à III divisão

Na tarde do dia 1 de maio, o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) realizou um jogo amigável contra o Grupo Desportivo Macedense (GDM), seguido da cerimónia de entrega das medalhas e da Taça do Campeonato Distrital de Futsal, recentemente conquistado pelos mirandeses.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril e o presidente da Associação de Futebol de Bragança, António Ramos, entregaram ao Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) o troféu do campeonato distrital de fustal, da época 2022/2023.

O jogo amigável diante do Macedense, que compete na II divisão do campeonato nacional de futsal, serviu de preparação dos mirandeses para a fase de play-off de acesso ao campeonato nacional de futsal da 3ª divisão.

Os jogos do play-off vão decorrer entre os dias 27 de maio e 24 de junho e nesta competição, a equipa de Miranda do Douro vai defrontar três dos campeões distritais, de associações como Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto ou Guarda.

De acordo com o jogador do CDMD, Vitor Hugo, o play-off é um minicampeonato de seis jogos, sendo que três jogos são realizados em casa e os outros três fora de casa.

“No final, os dois primeiros classificados vão subir à III Divisão do Campeonato Nacional de Futsal. Enquanto que os 3º e 4º lugares vão manter-se nos campeonatos distritais”, explicou.

Para Vitor Hugo, esta fase de qualificação vai ser muito exigente, dado que vão defrontar os campeões distritais de várias associações do norte de Portugal e também porque os seis jogos vão decorrer no período de um mês.

“Ao longo do mês de maio vamos preparar-nos para chegar ao play-off em boas condições. O jogo amigável contra o Macedense já fez parte deste plano de preparação”, informou.

Quando confrontado sobre as maiores dificuldades que as equipas do interior enfrentam em constituir equipas competitivas, dado o despovoamento e os menores recursos económicos, Vitor Hugo respondeu que o propósito do CDMD é continuar a valorizar os jogadores locais.

“O nosso objetivo é dar oportunidades aos jogadores do concelho de Miranda do Douro. Queremos muito competir nos campeonatos nacionais e vamos aproveitar esta oportunidade de participar no play-off de acesso à III Divisão. Acredito que com a nossa raça mirandesa vamos transformar as dificuldades em forças. Para tal, é importante começar bem a competição”, disse.

Vitor Hugo acrescentou que a sua equipa é constituída por jogadores com bastante experiência de futsal noutras divisões, como são os casos de Miguel Castro, Pina, Ricky, Guilherme, André, Couto e Nickas.

“Os jogadores que vão disputar pela primeira vez a fase de qualificação, vão ter a oportunidade de adquirir experiência, no confronto com equipas de outro nível e assim podem evoluir e tornar-se melhores jogadores de futsal”, indicou.

Para a próxima época e de acordo com o presidente do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), Nuno Martins, os objetivos do clube continuam pendentes do play-off de acesso à III Divisão do Campeonato Nacional de Futsal.

“Se conseguirmos subir para a III Divisão, isso vai exigir ao CDMD um maior planeamento, organização e uma estrutura ainda mais forte para atingir os objetivos que definirmos”, adiantou.

Na presente época, o trabalho realizado pelo Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) foi alvo de elogios por parte da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril.

“É de salientar que logo da época de estreia, um clube formado há apenas 9 meses, tenha conquistado a taça distrital e o campeonato de futsal! Isso revela o grande profissionalismo e o empenho destes jogadores e dirigentes. Com o seu entusiasmo fizeram-nos acreditar que este projeto desportivo tinha pernas para andar e os resultados excederam as nossas expetativas”, disse.

A autarca de Miranda do Douro realçou ainda que a maioria dos jogadores do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) são originários do concelho e enalteceu o apoio da população à equipa.

“Com o desempenho do CDMD ficou demonstrado que os jogadores do concelho também realizam feitos extraordinários! A identidade desta equipa conseguiu juntar e mobilizar a população do concelho Miranda do Douro. Os sucessos desportivos do clube trouxeram entusiasmo e orgulho à população. Por isso, devemos agradecer-lhes e continuar a apoiar este projeto desportivo”, concluiu.

HA

Deixe um comentário