Genísio: Bombeiros informam população sobre prevenção e medidas em caso de incêndio

Dada a proximidade do verão e das altas temperaturas, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro (AHBVMD) realizou ao início da tarde desta quarta-feira, dia 26 de abril, uma ação de sensibilização junto da população de Genísio, para informar sobre os perigos de incêndio e as medidas a implementar na atividade agrícola.

Dando continuidade às ações de sensibilização junto da população do concelho de Miranda do Douro, os bombeiros voluntários estiveram no salão de festas, em Genísio, onde prestaram informações a cerca de 30 pessoas.

Na referida sessão, Paulo Almeida, da AHBVMD, lembrou a população sobre a importância de solicitar a prévia autorização para realizar as queimadas, junto da freguesia local ou na Câmara Municipal de Miranda do Douro.

“Estamos a iniciar a época do verão e convém alertar a população sobre os cuidados e os riscos na realização de queimadas. A necessária autorização para as queimadas permite que os bombeiros estejam presentes e informados sobre o local e o tipo de material ou sobrantes que pretendem queimar”, indicou.

Outros conselhos para a realização das queimadas são lavrar e limpar a área circundante, queimar os sobrantes em pequenas quantidades e de preferência em dias húmidos e sem vento e não abandonar o local sem que o fogo esteja extinto.

Em situações de descontrolo das queimadas, os bombeiros aconselham contatar o 112 ou ligar diretamente para os Bombeiros de Miranda do Douro (273 432 122).

“Tem-se verificado que muitas das queimadas que dão origem a incêndios são feitas por pessoas com idade avançada, que já não têm a agilidade e destreza física para controlar o fogo e que por vezes acabam por falecer nestes incêndios”, alertou.

Perante o deflagrar do incêndio, os bombeiros voluntários recomendam evitar a exposição ao fumo e a remoção das viaturas do caminho de acesso para facilitar a intervenção dos bombeiros.

Após a sessão de esclarecimento, os bombeiros voluntários proporcionaram à população de Genísio ações de medição dos parâmetros vitais, como o controlo da glicemia, da oximetria e medições da tensão arterial.

Para o presidente da Freguesia de Genísio, José Marcelino Antão, estas ações de esclarecimento junto da população são sempre bem-vindas, dado que revelam a atenção e a vigilância dos bombeiros locais.

“É importante recordar às pessoas o que devem fazer em caso de incêndio e quem devem contatar. Em Genísio, não há muita floresta, no entanto é aconselhável ser prudente na limpeza dos terrenos e das imediações das casas”, indicou.

No âmbito desta obrigatoriedade de autoproteção e limpeza dos terrenos, o autarca, adiantou que em Genísio as pessoas têm correspondido de um modo “prático e voluntário” às recomendações feitas pela freguesia.

No concelho de Miranda do Douro, as ações de sensibilização sobre os perigos de incêndio e as precauções a implementar nas atividades agrícolas vão continuar segundo o seguinte calendário: 

27 de abril, em São Pedro da Silva, às 14h00
27 de abril, na Granja, às 15h00
27 de abril, em Fonte Ladrão, às 17h00

 28 de abril, em Duas Igrejas, às 14h00

2 de maio, em Cércio, às 14h00
2 de maio, em Vale de Mira, às 15h00

3 de maio, em Vila Chã da Braciosa, às 14h00
3 de maio, na Freixiosa, às 15h00

HA

Deixe um comentário