Constantim: Festa de Nossa Senhora da Luz nos dias 29 e 30 de abril

No próximo fim-de-semana de 29 e 30 de abril vai realizar-se em Constantim, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, um evento religioso e comercial que decorre em plena fronteira e que junta habitualmente milhares de portugueses e espanhóis.

Este ano, a festa vai começar na tarde de sábado, dia 29 de abril, às 16h00, com a procissão de Constantim até à ermida de Nossa Senhora da Luz, que dista 2 quilómetros da aldeia.

Anualmente, esta procissão atrai a vinda de milhares de pessoas das localidades de Portugal e da vizinha Espanha.

Os vizinhos espanhóis da aldeia de Moveros, por exemplo, organizam todos os anos uma peregrinação para acompanhar a procissão de Constantim até à ermida, construída a 895 metros de altitude, em plena fronteira com Espanha.

Para muitas pessoas, participar na procissão e acompanhar Nossa Senhora até à capela da Luz é o ponto alto da festa. Vão para agradecer a Nossa Senhora as promessas e os benefícios recebidos.

Antigamente, os peregrinos de Nossa Senhora da Luz tinham por tradição oferecer produtos da terra como trigo, batatas e ramos enfeitados com doces, que eram leiloados no final da festa.

A romaria prossegue no Domingo de manhã e o destaque deste dia é a descarga de morteiros, que assinala a abertura da feira internacional, um certame que atrai a vinda de muitos portugueses e espanhóis.

Noutros tempos, esta romaria internacional, em Constantim, foi considerada uma das mais importantes do nordeste transmontano.

No decorrer desta feira, os portugueses compravam habitualmente os cântaros espanhóis para guardar a água fresca no verão, assim como as tortilhas e o escabeche (peixe enlatado).

Do lado espanhol, “nuestros hermanos” apreciavam sobretudo a carne de vitela e a qualidade do café em Portugal.

Outra peculiaridade da festa em honra de Nossa Senhora da Luz é a tradição das famílias merendarem nas imediações da capela, com o frango guisado, os fritos e o presunto cozido.

Todos os anos, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é organizada por três casais da aldeia de Constantim, os chamados mordomos. A estes casais é confiada a manutenção da capela de Nossa Senhora da Luz, a limpeza do recinto, a montagem do palco para a realização da missa campal e a venda das lembranças nos dias da festa.

HA

Deixe um comentário