Constantim: Festa de Nossa Senhora da Luz nos dias 29 e 30 de abril
No próximo fim-de-semana de 29 e 30 de abril vai realizar-se em Constantim, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz, um evento religioso e comercial que decorre em plena fronteira e que junta habitualmente milhares de portugueses e espanhóis.
Este ano, a festa vai começar na tarde de sábado, dia 29 de abril, às 16h00, com a procissão de Constantim até à ermida de Nossa Senhora da Luz, que dista 2 quilómetros da aldeia.
Anualmente, esta procissão atrai a vinda de milhares de pessoas das localidades de Portugal e da vizinha Espanha.
Os vizinhos espanhóis da aldeia de Moveros, por exemplo, organizam todos os anos uma peregrinação para acompanhar a procissão de Constantim até à ermida, construída a 895 metros de altitude, em plena fronteira com Espanha.
Antigamente, os peregrinos de Nossa Senhora da Luz tinham por tradição oferecer produtos da terra como trigo, batatas e ramos enfeitados com doces, que eram leiloados no final da festa.
Noutros tempos, esta romaria internacional, em Constantim, foi considerada uma das mais importantes do nordeste transmontano.
No decorrer desta feira, os portugueses compravam habitualmente os cântaros espanhóis para guardar a água fresca no verão, assim como as tortilhas e o escabeche (peixe enlatado).
Do lado espanhol, “nuestros hermanos” apreciavam sobretudo a carne de vitela e a qualidade do café em Portugal.
Todos os anos, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é organizada por três casais da aldeia de Constantim, os chamados mordomos. A estes casais é confiada a manutenção da capela de Nossa Senhora da Luz, a limpeza do recinto, a montagem do palco para a realização da missa campal e a venda das lembranças nos dias da festa.
HA