São Joanico: População aderiu ao “Chá com Livros”

Com o propósito de promover o convívio nas localidades do concelho de Vimioso realizou-se no Domingo, dia 23 de abril, em São Joanico, o primeiro encontro “Chá com livros”, uma atividade que permitiu recuperar histórias, cantigas e tradições locais.

Esta iniciativa é promovida pelo município de Vimioso e na sessão realizada na antiga escola primária de São Joanico, participaram cerca de 30 pessoas, de todas as idades.

Ao longo da sessão, os participantes partilharam leituras, histórias, cantigas e memórias da sua infância e juventude na aldeia.

Bediel Tomé, natural de Serapicos e a esposa, natural de São Joanico, por exemplo, partilharam a história do seu namoro, que decorreu entre as duas aldeias vizinhas, enquanto pastoreavam o gado das famílias.

Por sua vez, a representante da freguesia de São Joanico, Elisabete Antão, informou que muitas das histórias e tradições desta localidade estão registados no livro “ S. Joanico, sua história e suas gentes”, da autora Maria da Luz Miranda.

Sobre o encontro “Chá com livros” realizado em São Joanico, a autarca local expressou a sua felicidade e gratidão pela entusiasta participação da população nesta iniciativa.

“Fiquei muito feliz com a colaboração e o envolvimento de todos na preparação desta atividade: umas pessoas disponibilizaram-se para arquivar os livros, os homens para pintar as cadeiras e as mulheres para embelezar o espaço com flores”, disse.

Sobre a atividade “Chá com livros”, Elisabete Antão referiu que o mais importante foi proporcionar um momento de convívio e de partilha entre todos.

“Faz-nos muito bem conversar e partilhar histórias uns com os outros”, disse.

Quem também participou na atividade em São Joanico, foi a vereadora da cultura do município de Vimioso, Carina Lopes, que se mostrou surpreendida com a afluência de pessoas.

“A adesão das pessoas superou as nossas expetativas! O objetivo deste projeto é convidar a população local a sair das suas casas e a conviver. Neste projeto queremos incentivar as pessoas a partilhar as suas experiências de vida e os seus talentos, como sejam contar histórias, cantigas e tradições locais”, explicou.

Segundo o município de Vimioso, a iniciativa “Chá com livros” vai decorrer também noutras localidades do concelho.

HA

Deixe um comentário