Vimioso: “Após o 25 de abril, o concelho mudou muito” – Presidente da Assembleia Municipal, Sérgio Pires

Em Vimioso, realizou-se na manhã desta terça-feira, dia 25 de abril, a comemoração do Dia da Liberdade, com uma cerimónia em frente à Câmara Municipal, seguida da deposição de um ramo de flores no memorial dos antigos combatentes e a reunião da assembleia municipal.

Comemoração do Dia da Liberdade, em Vimioso.

Os 49 anos da revolução de abril foram assinalados em Vimioso, com a atuação da Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (AHBVV), que começou por cantar a música “Grândola”. Depois foi entoado o hino nacional, com o hastear da bandeira, pelo presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, e o presidente da Assembleia Municipal, Sérgio Pires.

A cerimónia alusiva ao Dia da Liberdade prosseguiu com a deposição de um ramo de flores no memorial aos antigos Combatentes.

Para fazer jus à liberdade e à democracia realizou-se ao final da manhã a reunião ordinária da Assembleia Municipal, no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso.

Esta sessão iniciou-se com a intervenção do partido socialista (PS), pela voz de João Manuel Alves Padrão. O jovem deputado municipal sublinhou os benefícios da revolução de abril de 1974, graças à qual hoje é possível expressar, livremente, diferentes modos de pensar.

“Hoje, cabe a cada um de nós continuar a contribuir para a construção da liberdade e da democracia no concelho de Vimioso”, disse.

Em representação do PSD, Jorge Gonçalves, presidente da Freguesia de Santulhão, contrastou o período da ditadura com a instauração da democracia.

“O 25 de abril de 1974 abriu-nos novos horizontes e conduziu-nos à integração europeia. Contudo, se é verdade que já temos uma democracia adulta, com quase 50 anos, é de suma importância continuar a cuidar deste sistema político, sabendo escutar e dialogar, de modo a evitar os populismos e extremismos”, afirmou.

Referindo-se concretamente ao concelho de Vimioso, o jovem autarca, lançou o repto de continuar a construir projetos que promovam o desenvolvimento local.

O discurso final alusivo ao Dia da Liberdade foi proferido pelo presidente da Assembleia Municipal de Vimioso, Sérgio Pires, que começou por realçar que o país e o concelho de Vimioso estão muito diferentes do que estavam há 49 anos atrás.

“Hoje, o concelho de Vimioso está apetrechado das mais modernas infraestruturas. Não obstante, o despovoamento continua a ser o nosso maior desafio. E para agir contra o êxodo populacional são necessárias políticas que incentivem a fixação de pessoas, em todo o país e não só nos grandes centros urbanos”, disse.

No decorrer da ordem de trabalhos da assembleia municipal, o presidente do município, Jorge Fidalgo, abordou vários assuntos como a recente realização das feiras temáticas em Argozelo, Caçarelhos e Algoso, eventos que visam contribuir para o dinamismo económico destas localidades.

Outro assunto abordado pelo autarca vimiosense é atual falta de médicos de família no concelho. Sobre este problema, Jorge Fidalgo, reconheceu a dificuldade da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) em fixar jovens médicos no distrito de Bragança.

“Os jovens médicos preferem trabalhar nos centros mais populosos. Mas temos que continuar a reivindicar, junto do ministério da saúde, soluções para o distrito e o concelho de Vimioso”, disse.

O presidente do executivo vimiosense esclareceu ainda a assembleia municipal sobre outros assuntos, como o orçamento municipal de 2022, as obras municipais que decorrem nas freguesias de Santulhão e Matela e o loteamento na zona industrial de Vimioso.

HA

Deixe um comentário