III DOMINGO DA PÁSCOA / 1.º DIA DA SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Caminhando

At 2, 14.22-33 / Slm 15 (16), 1-2a.5.7-8.9-10.11 / 1 Pe 1, 17-21 / Lc 24, 13-35

Neste III Domingo da Páscoa somos convidados a rezar por uma intenção particular: hoje começa a Semana de Oração pelas Vocações. A primeira vocação de todas é viver a alegria de Jesus ressuscitado.

Temos, no Evangelho, mais um relato das aparições do Ressuscitado. Jesus aparece a dois discípulos que regressam a casa, no lugar de Emaús. Desiludidos pelos acontecimentos que levaram à morte do Mestre, vão marcados pela violência da Paixão. Tristes e derrotados, são surpreendidos por Jesus, que se coloca a caminho com eles.

Meditando nesta narração, pensemos como Jesus nos vem buscar à tristeza e à desesperança. E fá-lo discretamente, com paciência, através de uma memória agradecida dos momentos em que experimentámos a alegria da fé.

Ainda hoje Jesus ressuscitado é capaz de nos mostrar novos horizontes «ao virar da esquina». Só temos de confiar no seu amor. O Evangelho diz que Jesus se revela a estes dois homens na fração do pão, quando se sentam com Ele à mesa, recordando que a presença do Ressuscitado se vive sobretudo no Sacramento da Eucaristia.

Os Atos dos Apóstolos apresentam um excerto da primeira pregação de São Pedro a respeito do núcleo central da fé da Igreja. O Apóstolo, que vemos aqui falar de pé com convicção, é agora um Pedro muito diferente daquele que negou Jesus três vezes. O seu anúncio é cheio de força e segurança, determinado em afirmar que é testemunha da ressurreição. Na Primeira Epístola de São Pedro, o mesmo Apóstolo São Pedro lembra aos cristãos que nada disto aconteceu em vão; fomos resgatados pelo «sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha». Como a comunidade cristã primitiva, também nós nos vamos transformando em testemunhas de Jesus ressuscitado e do amor de Deus, vivo e atuante no coração da humanidade.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

Deixe um comentário