Vimioso: Dia Mundial do Livro é celebrado em São Joanico

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, que se assinala no próximo Domingo, dia 23 de abril, o município de Vimioso vai realizar na localidade de São Joanico, o primeiro encontro do projeto “Chá com Livros”, uma iniciativa que pretende criar um clube de leitura e assim despertar (ou reavivar) o interesse da população local pelos livros.

De acordo com a vereadora da cultura do município de Vimioso, Carina Lopes, um dos objetivos do projeto “Chá com livros”, que vai ser apresentado às 16h00, na antiga escola primária de São Joanico, é disponibilizar obras literárias às pessoas que vivem nas freguesias do concelho de Vimioso.

“Os livros também são uma companhia e é importante que as pessoas não percam ou adquiram hábitos de leitura! Outra vertente do projeto é descobrir nas várias localidades do concelho de Vimioso, pessoas que tenham talento para a escrita e pretendam editar os seus trabalhos”, justificou.

Atualmente, são cientificamente reconhecidos os benefícios do hábito regular da leitura.

Entre estes benefícios destacam-se o desenvolvimento do conhecimento, da concentração, da memória, da criatividade, assim como a diversificação do vocabulário e por conseguinte o aperfeiçoamento da comunicação oral e escrita.

Outro benefício da leitura é proporcionar momentos de lazer e de descanso.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor que se assinala no próximo Domingo, dia 23 de abril, é uma comemoração anual criada pela UNESCO, em 1995. Com esta efeméride, a UNESCO pretende promover o interesse pela leitura, pela publicação de livros e pela proteção dos direitos de autor.

HA

Deixe um comentário