Palaçoulo: Ana Rosa Pires celebrou 102 anos no Lar de São Miguel

No dia 14 de abril, o Lar de São Miguel, em Palaçoulo, celebrou o 102º aniversário de Ana Rosa Pires, uma senhora natural de Constantim, que contou que a longevidade da sua vida se deve ao carinho dado e recebido pelas pessoas e ao amor de Deus.

Na instituição, em Palaçoulo, vivem atualmente 37 pessoas, maioritariamente oriundas de localidades do concelho de Miranda do Douro.

Ana Rosa Pires nasceu a 14 de abril de 1921, em Constantim (Miranda do Douro) e contou que naquela época, esta localidade raiana era muito povoada e industrializada, com vários artesãos, tais como sapateiros, costureiras, tecedeiras, alfaiates, ferreiros, carpinteiros e agricultores.

Aos 10 anos de idade sofreu a infelicidade da morte do pai e a partir daí foi criada pela mãe e duas irmãs, com as quais aprendeu a trabalhar no campo.

“Na ausência do meu pai, tivemos que aprender a fazer o trabalho dos homens, que era lavrar, cavar e semear. Nessa época é verdade que não havia mimos ou luxos, mas não se passava fome”, disse.

Aos 22 anos casou-se com um guarda fiscal, que entretanto foi destacado para trabalhar no Algarve. Com o regresso do marido ao norte, tiveram dois filhos.

Ao longo dos seus 102 anos de vida, acompanhou muitas mudanças no mundo. Nos anos da sua infância e juventude não havia sequer estradas, nem muito menos televisão. Disse que a mudança que lhe causou maior apreensão foi a revolução política e social do 25 de abril de 1974.

“A mudança de regime foi um bem, mas a interpretação que as pessoas fizeram da liberdade, onde tudo era permitido e ninguém tinha nada a ver com isso, causou-me receio”, disse.

Questionada sobre os conselhos para ter uma vida longa e saudável, Ana Rosa Pires, referiu-se ao carinho e à simpatia das pessoas que trabalham no Lar de São Miguel, em Palaçoulo.

“Tenho-me sentido muito amada, como uma mãe para as suas filhas e sinto-me muito feliz por isso! Eu também procuro ser doce para as outras pessoas. A longevidade da vida é uma graça de Deus, que é Pai e é Amor!” – respondeu.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, fez questão de estar presente no 102º aniversário da senhora Ana Rosa Pires e destacou a sabedoria das pessoas idosas.

“Gosto muito de estar e conversar com pessoas como a Dona Rosa Pires. Hoje quis muito estar presente no Lar de São Miguel, para celebrar a vida desta senhora, que já conheço há muitos anos. Sublinho que as pessoas idosas são fontes de sabedoria e muitas das tradições que nos orgulhamos de ter se devem ao legado que elas nos transmitem”, disse.

Nesta visita ao Lar de São Miguel, em Palaçoulo, a autarca de Miranda do Douro destacou ainda o cuidado prestado pelas pessoas que trabalham nestas instituições e que proporcionam às pessoas idosas a companhia, o conforto, as refeições quentes e a higiene, que doutro modo teriam mais dificuldade em usufruir.

A diretora técnica do Lar de São Miguel, em Palaçoulo, Lara Cristal, informou que a senhora Ana Rosa Pires foi acolhida na instituição em 2021, após ter recebido apoio domiciliário nos anos anteriores.

“Os 100 anos foram celebrados em sua casa, como a equipa do apoio domiciliário, da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro”, recordou.

Sobre os cuidados que a velhice exige, Lara Cristal informou que as pessoas idosas precisam (e valorizam!) sobretudo o carinho e a companhia. No Lar de São Miguel, em Palaçoulo, trabalham atualmente 23 pessoas.

“As pessoas idosas não dão muito trabalho. Elas precisam apenas de se sentirem acompanhadas e estimadas”, disse.

Na instituição, em Palaçoulo, vivem atualmente 37 pessoas, maioritariamente oriundas de localidades do concelho de Miranda do Douro.

Segundo a diretora técnica, o Lar de São Miguel, também presta apoio domiciliário a 17 pessoas, nas localidades de Palaçoulo, Prado Gatão, Teixeira, Atenor, Águas Vivas, São Pedro da Silva, Fonte Ladrão e Granja

HA

Deixe um comentário