São Martinho de Angueira: “Os castanheiros são pouco tolerantes às alterações climáticas” – Nuno Rodrigues

Com o propósito de informar os produtores de castanha do concelho de Miranda do Douro, sobre as boas práticas no cuidado dos soutos, o município vai organizar na tarde de sábado, dia 1 de abril, as VII Jornadas Técnicas do Castanheiro.

A iniciativa vai decorrer a partir das 14h30, na Sede da Florest´Água, em São Martinho de Angueira e este ano tem como novidade a participação de técnicos da Deifl – Green Biotecnology e técnicos de sanidade vegetal da Junta de Castela e Leão (Espanha).

De acordo com o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, “os castanheiros são árvores pouco tolerantes às alterações climáticas, à falta de água e às altas temperaturas, fatores que prejudicam a produtividade de castanha, propiciam o aparecimento de doenças e pragas, como a tinta, o cancro e a vespa e levam à morte de muitos castanheiros.”

Para melhor enfrentar estas adversidades ambientais, o município de Miranda do Douro, em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem realizado as Jornadas Técnicas do Castanheiro, de modo a capacitar os agricultores locais, de conhecimentos científicos e de técnicas agrícolas inovadoras.

“Um dos projetos a desenvolver é tornar o castanheiro mais resiliente às alterações climáticas, em particular, em regiões onde a falta de água e os picos de temperatura são alarmantes. É o caso da Terra Fria Transmontana (concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso e Miranda do Douro), onde se produz anualmente entre 13 a 15 mil toneladas, que geram entre 15 e 20 milhões de euros na economia local”, adiantou.

Recorde-se que, em 2022, a seca extrema e as doenças do castanheiro, provocaram uma enorme quebra na produção de castanha, atingindo em algumas localidades como São Martinho de Angueira e Avelanoso a uma redução na ordem dos “80%”, aproximando-se dos “90%” nos castanheiros mais antigos.

As Jornadas Técnicas do Castanheiro são uma iniciativa do município de Miranda do Douro, em colaboração com o Instituto do Politécnico de Bragança (IPB), do INCFS – Centro de Nacional de Competências dos Frutos Secos e da Junta de Freguesia de São Martinho de Angueira.


HA

Deixe um comentário