Vimioso: “As termas podem ser uma alavanca para o desenvolvimento local” – Francisco Bruçó

As Termas de Vimioso vão organizar no sábado, dia 1 de abril, as Jornadas Técnicas de Termalismo, um evento anual que visa sensibilizar o público para os benefícios das termas e que este ano vai contar com a participação de vários oradores de áreas como a saúde termal, a medicina, o turismo e o desporto.

As jornadas vão decorrer no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, e são dedicadas ao tema ”Turismo Termal – Desafios”. Segundo Francisco Bruçó, responsável pelas Termas de Vimioso, os vários oradores convidados vão abordar assuntos desde a origem da água termal até aos vários tratamentos termais que existem, como é o caso do termalismo na saúde oral.

“Entre o painel de oradores está também o empresário Sérgio Torrão, que nesta visita ao complexo termal de Vimioso vai explicar de que modo o turismo termal e a natureza podem ser uma alavanca para o desenvolvimento económico, social e demográfico do território”, adiantou.

Recorde-se que as termas de Vimioso abriram ao público em 2013 e proporcionam vários tratamentos e serviços de bem estar, como são os tratamentos dermatológico, reumático e do aparelho respiratório (ORL).

De acordo com Francisco Bruçó, nas Termas de Vimioso, há ainda o espaço de saúde e bem-estar, onde para além das salas de massagem e relaxamento, os visitantes podem desfrutar de uma piscina interior aquecida, bem como de um ginásio, hidromassagem e vários tipos de duche.

“Paralelamente, as Termas de Vimioso desenvolvem atividades de animação termal, como é a hidroginástica, direcionada para as crianças e os jovens das escolas”, acrescentou.

Durante a época termal, que decorre de 1 de maio até 30 de novembro, o complexo de Vimioso é frequentado por cerca de mil pessoas, muitas vindas da vizinha Espanha.

“O termalismo está mais enraizado em Espanha, do que em Portugal. Os espanhóis, por exemplo, frequentam as termas 1 a 2 vezes por ano. Vão às termas, como quem vai ao dentista”, revelou.

Para dar a conhecer a estância termal de Vimioso ao público, o município informou que participa regularmente nas feiras dedicadas ao setor, como são a Bolsa de Turismo de Lisboa, as Feiras de Ourense e de Zamora (Espanha) e os eventos locais e distritais.

HA

Deixe um comentário