Argozelo: Feira da Rosquilha promoveu os produtos e o convívio

No passado fim-de-semana de 25 e 26 de março, a vila de Argozelo realizou a XVI Feira da Rosquilha, um certame de produtos locais que voltou a atrair milhares de visitantes à localidade, onde tiveram a oportunidade de conviver e disfrutar do variado programa musical e cultural.

Na tarde de sábado, dia 25 de março, realizou-se o workshop da Rosquilha.

Na edição deste ano da Feira da Rosquilha participaram 30 produtores, que expuseram uma grande variedade de produtos, com destaque para as tradicionais rosquilhas, mas também para o folar de Páscoa, o pão, o fumeiro, os queijos, os licores, o mel, os frutos secos, os cogumelos, as facas de Palaçoulo, o azeite e muitos outros produtos locais e regionais.

Sempre presente no certame, o presidente da freguesia de Argozelo, José Manuel Miranda, lembrou que no corrente ano, a localidade celebra o 22º aniversário de elevação a vila.

“A povoação de Argozelo, no concelho de Vimioso, foi elevada à categoria de vila, no dia 7 de junho de 2001. Assinalamos esta data com a realização da Feira da Rosquilha, um dos produtos típicos da nossa localidade. Este evento, proporciona também o encontro e a confraternização entre a população de Argozelo e as muitas pessoas que nos visitam”, destacou.

No programa da feira deste ano, um dos destaques foi o workshop dedicado à confecção do doce tradicional da vila. Assim, na tarde de sábado, dia 25 de março. a senhora Fátima Vaqueiro ministrou uma sessão culinária, que contou com a participação de várias crianças, as quais “meteram as mãos na massa”. No final, os miúdos tiveram direito a provar as saborosas rosquilhas, acabadinhas de cozer, no forno instalado no recinto da feira.

Segundo a vereadora da cultura, Carina Lopes, mãe de dois filhos, o workshop dedicado à confecção das rosquilhas foi uma oportunidade para transmitir aos mais novos esta tradição local.

“Hoje em dia, compramos tudo feito. E a tradição de fazer as rosquilhas, no forno a lenha, está em risco de esquecimento. Por isso, com este workshop, realizado aqui no recinto da feira, pretendemos dar a conhecer às crianças e aos adultos, como se fazem as rosquilhas de Argozelo”, justificou.

Outro momento muito aguardado foi a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso, que no próximo dia 25 de abril vai celebrar 28 anos de atividade cultural. No final da atuação em Argozelo, a presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, expressou a sua alegria por atuar nas localidades do concelho vimiosense.

“Atuar na nossa terra é a maior das satisfações! O rancho folclórico de Vimioso esforça-se por preservar, cantar e dançar músicas que falam das nossas tradições, ofícios e dos produtos locais”, explicou.
O Rancho Folclórico de Vimioso foi fundado a 25 de abril de 1995.

Outro destaque da Feira da Rosquilha deste ano, foi a apresentação do livro “Argozelo – Apontamentos para uma Monografia”. Segundo o professor de história, Carlos Prada, membro da associação Ulgusello, Cultura e Património de Argozelo, o livro é uma coleção de artigos escritos por José Manuel Miranda Lopes, entre 1929 e 1940.

“José Manuel Miranda Lopes foi pároco de Argozelo, Carção e Sendim. O livro agora publicado contém duas partes: na primeira parte fala sobre a história da freguesia de Argozelo. E na segunda parte, aborda-se a etnografia desta localidade, com os seus costumes, tais como a encomendação das almas, o cantar dos reis, entre outras tradições”, explicou.

A Feira da Rosquilha continuou na manhã de Domingo, dia 26 de março, com o programa de rádio, em direto, “Domingão do Tio João”.

Ainda durante a manhã, celebrou-se a Eucaristia Dominical, no recinto da feira.

O presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, foi uma das personalidades que visitaram Argozelo e felicitou a freguesia local, pela 16ª edição do certame.

“A rosquilha e os outros produtos locais são um bom mote para organizar esta feira, em Argozelo. Dada a proximidade da Páscoa é um tempo favorável para a compra e venda de produtos, mas também para o encontro, o convívio e a confraternização entre as pessoas”, disse.

No decorrer da tarde de Domingo, registou-se, mais uma vez, uma grande afluência de público para assistir às lutas de touros mirandeses.

A XVI Feira da Rosquilha, em Argozelo, encerrou com a atuação dos Pauliteiros de Palaçoulo.

HA

Deixe um comentário