Sendim: Crianças aprenderam a cuidar das árvores

No âmbito do Dia Mundial da Árvore, o município de Miranda do Douro promoveu nos dias 20, 21 e 22 de março, várias ações de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e das escolas básicas de Miranda do Douro, Sendim e Palaçoulo, sobre a importância de cuidar das árvores.

Nesta iniciativa, a bióloga e técnica do município de Miranda do Douro, Raquel Afonso, começou por recordar com as crianças sendinsesas, alguns dos benefícios das árvores.

“As árvores dão-nos oxigénio e melhoram a qualidade do ar; dão frutos como as maçãs, os pêssegos e as cerejas; com a madeira produz-se papel; oferecem lenha para o aquecimento; algumas folhas das árvores têm efeitos terapêuticos e medicinais; as árvores são abrigos para as aves e outros animais e protegem outras plantas do calor, do ruído e do vento ”, disseram.

De seguida, Raquel Afonso disse às crianças que é importante cuidar das árvores e indicou-lhes quatro ações a realizar.

“Para cuidar bem das árvores há que dar-lhes alimento como o adubo, o fertilizante e o composto. Depois, as árvores também precisam de beber e por isso regam-se. No início da primavera, outro cuidado a ter nas árvores é a poda ou o corte dos ramos secos. Finalmente, há que valorizar a função das aves para a saúde das árvores, já que comem muitos dos insetos e bichos prejudiciais”, ensinou.

Na prática e para mostrar às crianças como se cuidam as árvores, foi depositado composto junto à base das oliveiras existentes no jardim da pré-escola de Sendim. E também foi realizada a poda de alguns ramos.

Outra ação que despertou o interesse das crianças foi a colocação numa árvore, de um ninho de madeira, para o chapim-azul, uma ave em risco de extinção e considerada muito importante no controlo de pragas na natureza.

No final da sessão, a bióloga Raquel Afonso explicou assim a pedagogia da iniciativa.

“Este ano, para assinalar o Dia Mundial da Árvore quis ensinar às crianças que antes de plantar, devemos aprender a cuidar. E cuidar é adubar, regar, podar e aproveitar a ajuda das aves na prevenção de pragas e doenças”, concluiu.

Em Miranda do Douro, a comemoração do Dia Mundial da Árvore (21 de março) iniciou-se no dia 20, na pré-Escola de Miranda do Douro. No dia 21, foi a vez do município de Miranda do Douro ministrar a ação de sensibilização na Escola Básica de Miranda do Douro. E finalmente, no dia 22 de março, coube aos alunos da pré-escola de Sendim e das escolas básicas de Sendim e de Palaçoulo aprenderem a cuidar das árvores.

HA

Deixe um comentário