Vimioso: Município vai oferecer “Chá com livros”

Em Vimioso, o Dia Mundial da Poesia foi assinalado no serão do dia 21 de março, na biblioteca municipal Dr. Norberto Lopes, com poemas cantados, a declamação de obras em verso de vários poetas e no final, o público foi presenteado com um momento de convívio e a novidade do projeto “Chá com livros”.

Dolores Pires recitou dois poemas da autoria do seu pai, José Joaquim Pires.

Com esta iniciativa cultural, o município de Vimioso quis proporcionar um serão agradável à população vimiosense, fomentando o interesse das pessoas pela poesia e pela leitura.

Um dos participantes no serão cultural foi o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, que chegou a declamar um poema de Florbela Espanca. O autarca vimiosense aproveitou a oportunidade para convidar os munícipes a usufruírem mais do espaço, agora renovado, da biblioteca municipal Dr. Norberto Lopes.

“Hoje em dia, os écrans monopolizam muito a nossa atenção e por vezes deixamos de dar valor aos livros. Com a realização deste encontro, hoje dedicado à poesia, aqui na biblioteca municipal, o município pretende convidar também as pessoas a usufruírem mais deste espaço, agora renovado e muito agradável, para a leitura e para o estudo”, disse.

A sessão dedicada a assinalar o Dia Mundial da Poesia começou com a interpretação do poema do cantor brasileiro, Roberto Carlos, “Como é grande o meu amor por você”, cantado ao vivo por Margaret Lima Brito.

De seguida, Laura Machado, a responsável pela Biblioteca Municipal de Vimioso, convidou o público presente a declamar poemas de vários autores como José Régio, Almada Negreiros, Tolentino Mendonça, Mário Quintana, Eugénio de Andrade, Sebastião da Gama, Carlos Drumond de Andrade, Cesário Verde, São Paulo, Fernando Pessoa, Maria Teresa Horta, Luís de Camões, Alberto Caeiro, Sophia de Melo Breyner Andersen e António Gedeão.

No decorrer do serão cultural, os participantes tiveram ainda a oportunidade de escutar poemas de dois autores, naturais do concelho de Vimioso: Maria Vara recitou o poema da sua autoria “Com as letras do abecedário”. E Dolores Pires deu a conhecer dois poemas escritos pelo seu saudoso pai, José Joaquim Pires.

Para dar continuidade a estes serões culturais, a vereadora da cultura, Carina Lopes, informou que o município de Vimioso pretende implementar o projeto “Chá com livros” e criar um clube de leitura.

«Uma das vertentes do projeto “Chá com livros” é levar obras literárias às pessoas das freguesias do concelho de Vimioso. Os livros também são uma companhia e é importante que as pessoas não percam ou adquiram hábitos de leitura! Outra vertente do projeto é descobrir pessoas que têm talento para a escrita e gostassem de editar os seus trabalhos”, explicou.

Com esta atenção à produção literária, o município de Vimioso pretende valorizar e preservar o conhecimento das pessoas naturais do concelho.

A primeira sessão do projeto “Chá com livros” está agendada para o Dia Mundial do Livro (23 de abril), na aldeia de São Joanico.
Margaret Lima Brito cantou o poema “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos.

HA

Deixe um comentário