Vimioso: XV Encontro de Petizes e Traquinas de Futsal foi uma tarde de alegria
No Domingo, dia 12 de março, o pavilhão multiusos de Vimioso, foi o recinto do XV Encontro de Petizes e Traquinas de Futsal, uma iniciativa da Associação de Futebol de Bragança (AFB) que teve por objetivo desenvolver o gosto das crianças pelo futsal e o futebol.
O evento reuniu cerca de 250 crianças e foi organizado pela Associação de Futebol de Bragança (AFB), em colaboração com o Águia Futebol Clube de Vimioso.
Sílvio Carvalho, da AFB, informou que no encontro desportivo participaram 12 clubes, com equipas de futsal, tais como: o Águia Futebol Clube de Vimioso, o Centro Social e Paroquial de Vila Flor, o Alfandeguense, o Macedense, o Clube Desportivo de Miranda do Douro, o Grupo Desportivo de Sendim.
Em representação do futebol, participaram o Futebol Clube Leão Negro, Escola Futebol Clube Crescer, Futebol Clube Vinhais, Mãe de Água, Grupo Desportivo Mirandês e Grupo Desportivo de Bragança.
Ao longo da tarde, no pavilhão multiusos de Vimioso, as várias equipas de petizes (crianças com idade inferior a 7 anos) e traquinas (com idades entre os 7 e os 9 anos), competiram entre si, mas sem dar importância ao resultado.
“Nestes encontros, o fundamental é que todas as equipas joguem entre si, mas sem dar importância ao resultado. E para vincar isto mesmo, na próxima época 2023/24, a AFB vai promover formações nos clubes, dirigidas também aos pais, sobre questões importantes como a ética no desporto, o fairplay, os direitos humanos. Queremos promover uma sã convivência também no público que assiste aos jogos de futebol”, sublinhou.
Para ensinar as crianças a jogar futsal, o treinador e jogador, Luís Bastos (Nickas), do Clube Desportivo de Miranda do Douro, disse que nestas idades o principal é transmitir-lhes valores como o companheirismo, o gosto e a dedicação ao jogo.
Por sua vez, o treinador do Águia Futebol Clube de Vimioso, Vitor Xavier, acrescentou que nos escalões petizes e traquinas, as crianças aprendem sobretudo os movimentos básicos do jogo de futsal, como são a recepção da bola e o passe.
Sobre a realização do XV Encontro de Futsal, em Vimioso, o treinador vimiosense disse que os jogos e a competição são muito importantes para a evolução física, desportiva e social das crianças.
“Estes encontros são uma grande motivação para as crianças, pois para além da convivência permitem-lhes conhecer, jogar e evoluir contra outras equipas”, disse.
Do lado dos pais, Margarida Preto, que veio de Miranda do Douro, acompanhar o filho, Francisco, ao XV Encontro de Petizes e Traquinas, destacou o carater coletivo da modalidade desportiva.
“O futsal transmite-lhe o sentido de pertença a uma equipa, assim como o imperativo de conhecer as regras do jogo. E mais do que o resultado, procuro ensinar-lhe que o mais importante é participar no jogo, com dedicação”, disse.
Sobre a obrigatoriedade de sair de casa para acompanhar os filhos nas deslocações, Margarida Preto, respondeu que os pais também têm que fazer um esforço.
O jovem Francisco agradeceu o esforço dos pais para o acompanharem ao XV Encontro de Futsal, em Vimioso e explicou assim a sua alegria pela participação.
“O que mais me alegra nestes encontros é a oportunidade de estar e jogar com os meus companheiros. E também gosto de conhecer outras equipas e crianças”, disse.
Outro pai, Sérgio Neto, salientou que o acompanhamento dos filhos não se limita apenas aos estudos e o desporto também é muito importante.
A Associação de Futebol de Bragança (AFB) adiantou que o próximo encontro de petizes e traquinas será dedicado ao futebol e vai realizar-se em Vila Flor, no próximo dia 26 de março.
HA