Bragança-Miranda: Renúncia quaresmal destina-se à Caritas da Síria e à Casa Pastoral

O administrador da diocese de Bragança – Miranda, Monsenhor Adelino Paes, escreveu uma carta aos diocesanos na qual indica que a renúncia quaresmal deste ano se destina a apoiar a Caritas da Síria e à 2.ª fase das obras da Casa Pastoral, situada no seminário diocesano de S. José, em Bragança.

Na carta divulgada a 9 de março, Monsenhor Adelino Paes, refere que a Quaresma é o tempo do ano litúrgico de preparação para viver – com Fé, Esperança e Amor – a Paixão e a Cruz, a fim de chegar à Ressurreição.

“A meta da Quaresma é a Páscoa. Não haverá Páscoa sem Quaresma”, afirma.

O administrador diocesano refere-se depois à oração, à esmola e ao jejum como os tradicionais meios de penitência em ordem à conversão pessoal.

“Durante o tempo quaresmal, procuremos que a nossa oração seja mais intensa e a nossa caridade mais diligente”, recomenda.

Na mensagem quaresmal, o prelado explica que a renúncia/esmola (abstinência de alimento ou algo de que por penitência nos privamos e convertemos em esmola a favor de determinadas carências) é atribuída em partes iguais, em todas as dioceses, a uma necessidade interna e a uma instituição externa de caridade ou bem-fazer.

“Ouvidos os órgãos próprios, foi parecer comum que na Diocese de Bragança – Miranda o resultado da Renúncia Quaresmal do ano 2023, normalmente recolhida no Domingo de Ramos, seja destinada à
Casa Pastoral Aberta a Todos (2.ª Fase) e à
Caritas da Síria, destruída pela guerra e assolada pelo sismo que recentemente a abalou”, concretizou.

Monsenhor Adelino Paes conclui a carta expressando votos de Santa e Frutuosa Quaresma no “Amor que Transforma”.

Para a Igreja Católica, a Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início na Quarta-feira de Cinzas e serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que este ano se vai celebrar no dia 9 de abril. 

HA

Deixe um comentário