Vimioso: Projeto “Tour Poupa-Gotas” alerta para a escassez de água na região

No corrente ano de 2023, a organização Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural vai iniciar o projeto de educação ambiental “Tour Poupa-Gotas”, com os propósitos de alertar a população para os riscos da escassez de água no território e sensibilizar para o consumo e o uso eficiente deste recurso vital.

De acordo com a organização ambiental, o projeto foi aprovado no final de 2022 e será implementado no terreno durante o corrente ano de 2023.

“A iniciativa vai ser implementada no terreno com recurso a uma carrinha itinerante, denominada “Tour Poupa-Gotas”, que irá percorrer zonas do interior norte de Portugal, nomeadamente as terras raianas de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente, os concelhos de Vinhais, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso) e também do Alto Minho (concelhos de Melgaço, Terras de Bouro e Arcos de Valdevez).

Segundo a Palombar, a carrinha vai estar equipada com material informativo, pedagógico e didático, como jogos e atividades lúdico-pedagógicas.

“O propósito é promover espaços de educação ambiental, sendo as ações dirigidas principalmente à comunidade escolar, mas também à comunidade em geral”, adiantam.

Assim sendo, este novo projeto compreende a realização de sessões de sensibilização ambiental na comunidade, de sessões de educação ambiental nas escolas, a criação do Círculo Amigos Poupa-Gotas e ações de capacitação para docentes e não docentes.

“Paralelamente, vai ser criado um itinerário educativo adaptado ao programa escolar e ais níveis de ensino, de modo a oferecer aos docentes uma ferramenta para as atividades pedagógicas”, informam.

A Palombar informa que este novo projeto é continuidade da iniciativa “Por uma gota – pelo uso eficiente da água”
www.porumagota.pt, aprovado em 2018 e financiado pelo Fundo Ambiental.

O novo projeto “Tour Poupa-Gotas” é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, enquadrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

HA

Deixe um comentário