Miranda do Douro: ACIMD prepara criação de Bairro Digital para promover o comércio

A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), em parceria com o município, pretende ativar o comércio digital, envolvendo 135 estabelecimentos.

O projeto de criação de um Bairro Digital, em Miranda do Douro, foi apresentado no dia 2 de março, e é denominado “La Nubre an Miranda” (Nuvem em Miranda).

O projeto digital tem previsto um investimento de 940 mil euros e vai permitir que 135 comerciantes entrem numa “nuvem digital“ de forma a dinamizar o comércio tradicional até 2025.

Em declarações, a consultora de projetos, Cristina Leite, disse que o principal objetivo do projeto apresentado passa por criar uma rede que disponha de uma plataforma ou outras ferramentas digitais e tecnológicas, que permitam fazer evoluir este setor de atividade através de uma base económica e de sustentabilidade verde.

“Este projeto tem uma fase de preparação que demora mais ou menos 90 dias e tem de estar concluído até setembro de 2025. Esta iniciativa engloba diversas formas de comunicar o comércio através de ‘múpis’, em português e espanhol, já que se trata de uma região de fronteira com recurso a esta forma de comunicar por via digital ligada a várias plataformas de venda on-line”, explicou a técnica.

O projeto prevê alterações urbanísticas nas principais artérias comerciais de Miranda do Douro, especificamente na rua 25 de Abril, rua 1.º de Maio, rua das Arribas e rua do Mercado, que estão na mesma zona da cidade do Planalto Mirandês, e onde serão criados elementos decorativos, onde o enfoque será na língua mirandesa, cultura e tradições do concelho de Miranda do Douro, de forma a atrair visitantes.

“Será uma espécie de museu ao ar livre com a respetiva sinalética adequada ao comércio e tradições locais”, vincou Cristina Leite.

Por seu lado, a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, referiu que desde que esta candidatura foi proposta ao município, recebeu desde logo apoios por ser considerada uma mais-valia para o comércio de proximidade, existente nesta cidade fronteiriça.

“Avançar para esta iniciativa de criação de um Bairro Social Digital, em Miranda do Douro, é uma forma de promover não só o comércio, mas também o território. Estamos perante um exemplo de conectividade urbanística que junta o comércio e a cultura”, vincou a autarca mirandesa.

Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, disse que o grande objetivo da iniciativa é unir os comerciantes dentro de “uma nuvem digital”, para melhor escoar os seus produtos em conjunto com outros aderentes ao projeto.

“Em conjunto e em equipa seremos mais fortes na comercialização dos nossos produtos e na promoção do nosso comércio dentro e fora de portas, através da criação desta nuvem digital”, acrescentou o representante dos comerciantes e empresários de Miranda do Douro.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário