Vimioso: Corane deu a conhecer duas medidas de apoio aos agricultores

A Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina ministrou esta quarta-feira, dia 1 de março, uma sessão de esclarecimento aos agricultores do concelho de Vimioso, sobre duas medidas de apoio ao desenvolvimento da atividade agrícola.

A sessão de esclarecimento realizou-se no auditório, do pavilhão multiusos de Vimioso, onde os técnicos da Corane e os agricultores do concelho de Vimioso foram recebidos pelo vice-presidente do município, António Santos, e a vereadora, Carina Lopes, que deram as boas-vindas aos participantes.

De seguida, o técnico da Corane, Francisco Torrão, informou os agricultores que acorreram em grande número à sessão, sobre as seguintes medidas de apoio: pequenos investimentos nas explorações agrícolas; e diversificação de atividades na exploração agrícola.

Referindo-se aos pequenos investimentos, o técnico da Corane, especificou que os projetos elegíveis de apoio são aqueles que promovam a modernização do setor agrícola e beneficiam de um apoio de 50% a fundo perdido.

“Neste tipo de projetos, as despesas elegíveis podem ser a preparação de terrenos, a construção de edifícios e outras construções ligadas à atividade, a adaptação de instalações já existentes, as plantações plurianuais, os sistemas de rega, a aquisição de máquinas e equipamentos, entre outras despesas”, indicou.

Já a compra de terrenos, a compra de animais e as vedações são consideradas despesas não elegíveis.

Relativamente à medida de diversificação de atividades na exploração agrícola, Francisco Torrão, explicou que este apoio visa estimular o desenvolvimento nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam a produção e comercialização de produtos agrícolas, criando novas fontes de rendimento e de emprego.

“Entre os projetos elegíveis nesta medida, incluem-se as casas de turismo rural, as tabernas, os restaurantes tradicionais, etc.”, exemplificou.

Segundo o técnico da Corane, esta medida destina-se a apoiar investimentos até 200 mil euros e entre as despesas elegíveis incluem-se a elaboração de estudos e projetos de arquitetura.

Os agricultores que pretendam saber mais informações sobre estas duas medidas de apoio, podem contatar a Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, através dos seguintes contatos: telefone 273 332 925 ou 927 960 492; email: terrafria@corane.pt

No final da sessão, o vice-presidente do município de Vimioso, António Santos, informou os agricultores do concelho, que a autarquia também disponibiliza apoio técnico para a elaboração das candidaturas a estas medidas de apoio.

A CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, é uma Associação de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, constituída por Escritura Pública a 18 de Maio de 1995. 

A zona de intervenção é constituída pelos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais – a designada região da Terra Fria Transmontana. 

HA

Deixe um comentário