Sendim: Oficina do Idoso está a entusiasmar os participantes

Nas tardes de 3ª e 6ª feiras, a antiga Escola Primária de Sendim, é o local de encontro dos participantes na Oficina do Idoso, uma iniciativa da União de Freguesias local, que tem por objetivos retirar as pessoas idosas da solidão e proporcionar-lhes tardes de convívio, de aprendizagem e partilha de saberes.

A vice-presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Ana Paula André, informou que a iniciativa “Oficina do Idoso” é um projeto vocacionado para as pessoas mais velhas e tem como finalidade agir contra a solidão e proporcionar momentos de convívio.

Nestes encontros, a autarca de Sendim disse que aos participantes são propostas várias atividades como o tricot, o crochê, os bordados, as técnicas de guardanapo em telhas e madeiras, a jardinagem, os jogos tradicionais e didáticos, a carpintaria, os trabalhos manuais, a cozinha regional e a informática.

“Contudo, mais do que ensinar-lhes alguma coisa, esta iniciativa visa aprender com eles e dar valor à sua experiência de vida. Por isso, nas atividades estamos receptivos às suas propostas e sugestões”, disse.

Uma dessas sugestões foi a de fazer pão. Assim sendo, na próxima semana, os 25 participantes na Oficina do Idoso, mulheres e homens vão para a cozinha do pavilhão multiusos de Sendim, cozer pão e confeccionar doces tradicionais.

Outra das atividades que está a gerar entusiasmo nos participantes da Oficina do Idoso são as sessões de informática. Segundo a formadora, Márcia Martins, no âmbito da informática pretende-se que as pessoas idosas aprendam a utilizar a internet, a criar uma caixa de correio eletrónico e saibam comunicar com os familiares através das redes sociais, como o whatsapp ou o facebook.

Mas mais do que aprender, a formadora corroborou da opinião de que as pessoas idosas vão sobretudo ensinar e transmitir muitos conhecimentos, saberes e tradições da vila de Sendim.

Uma dessas pessoas é o senhor Manuel Marcelino, reformado da empresa Comboios de Portugal (CP) e com jeito para a carpintaria e os trabalhos manuais.

“Neste momento e em grupo, estamos a fazer os tradicionais ranacalhos, uns objetos para utilizar nas procissões da Semana Santa, em Sendim”, disse.

Para além dos trabalhos manuais, Manuel Marcelino aprecia também os momentos de convívio com os seus pares, a jogar os jogos tradicionais, como a sueca, o chincalhão, o dominó ou as damas.

Visivelmente entusiasmado, Manuel Marcelino disse que na “Oficina do Idoso” tem a oportunidade de passar melhor o tempo, na companhia de outras pessoas, como são os amigos da sua geração.

Por sua vez, Avelina Rodrigues é outra das participantes. Também está reformada e é uma das várias senhoras que participa na Ofina do Idoso, em Sendim. Decidiu participar no projeto, para sair do isolamento e conviver com outras pessoas.

“Felicito a freguesia de Sendim por nos proporcionar estas tardes agradáveis de convívio. Entre as atividades que já realizámos gosto de fazer trabalhos manuais e hoje estou a aprender a fazer meias, em tricô”, disse.

Em Sendim, a Oficina do Idoso, acontece duas vezes por semana, às 3ª e 6ª feiras, entre as 14h00 e as 17h30, e segundo a senhora Avelina Rodrigues, “as tardes de convívio e partilha de saberes passam a correr”.

A Oficina do Idoso é uma iniciativa do União de Freguesias de Sendim e Atenor e conta com os apoios dos município de Miranda do Douro, que cedeu as instalações da Antiga Escola Primaria, do Agrupamento de Escolas que cedeu algum mobiliário.

HA

Deixe um comentário