Desporto: Sendim, Paradela e Vimioso investem no turismo desportivo

Nos dias 8, 23 e 30 de abril, Sendim, Paradela e Vimioso, respetivamente, vão organizar corridas de montanha (trails) com os propósitos de dar a conhecer a beleza natural dos seus territórios, promover turisticamente a região e assim gerar uma maior atividade comercial nas localidades.

No nordeste transmontano há condições excecionais para a prática do desporto.

Cada vez mais, as autarquias e associações locais estão a investir no turismo desportivo, como uma atividade que atrai a vinda de pessoas e por conseguinte promove o desenvolvimento local regional. É o caso dos trails runnings (corridas de montanha) que a associação Mirai q’Alforjas (Sendim), Furões (Vimioso) e Alírio Sebastião (Paradela) estão a preparar para o mês de abril.

“Atualmente, há cada vez mais pessoas a deslocarem-se para uma determinada localidade para praticar uma atividade desportiva ou assistir a um evento desportivo. A preocupação com a saúde, o bem estar e o interesse em sair das zonas urbanas explica o crescente interesse do público pelo desporto nas zonas rurais”, justificou Alírio Sebastião, atleta do Ginásio Clube de Bragança.

8 de abril – Trail Arribas do Douro, em Sendim

A quarta edição do Trail Arribas do Douro, em Sendim, está agendada para o dia 8 de abril. Tal como nas edições anteriores, a prova contempla a modalidade de trail (15,5km) e caminhada (12 km).

Segundo Fernanda Castro, da associação Mirai q’Alforjas, organizadora da prova, uma das novidades de trail deste ano é a oferta de um kit mais completo para os participantes, com camisola, meias, gola e fita.

Dada a crescente notoriedade do Trail das Arribas do Douro, à vila de Sendim acorrem atletas e caminhantes de várias regiões do país e muitos da vizinha Espanha.

Com a realização desta prova desportiva, a associação Mirai q’Alforjas, pretende promover o turismo na região.

“Na vila de Sendim, o grande destaque é a beleza das paisagens das arribas do rio Douro, mas também a nossa gastronomia, o vinho e a cultura sendinesa, com as nossas tradições, como são os pauliteiros e gaiteiros locais”, indicou.

O Trail das Arribas do Douro conta com o apoio do Município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor, da Associação de Atletismo de Bragança e ainda do patrocínio de empresas e pessoas locais.

As inscrições encerram no dia 4 de abril.

23 de abril – Trail Contrabando do Café, em Paradela

A 23 de abril vai realizar-se a I edição do Trail Contrabando do Café, com um percurso circular na localidade de Paradela (Miranda do Douro).

Segundo Alírio Sebastião, a prova é organizada em parceria com o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

“Paradela é a aldeia raiana mais oriental de Portugal e é onde o rio Douro entra em Portugal”, destacou.

Com o passar dos anos, as trocas comerciais com Espanha foram-se esvanecendo, mas na história ficaram as aventuras dos contrabandistas, bem como as taxas que se pagavam no mercado transfronteiriço.

“Daí surgiu o nome desta prova desportiva, em homenagem aos antepassados desta povoação”, explicou.

O trail Contrabando do Café vai decorrer ao longo de 16 quilómetros. Já a caminhada tem a distância de 7 km.

“As arribas ou encostas do rio Douro proporcionam uma prova desportiva espetacular e queremos proporcionar a todos os participantes a oportunidade de contemplar a beleza desta região, onde o rio Douro separa Portugal de Espanha”, disse.

O Trail do Contrabando do Café conta com os apoios da freguesia de Paradela, do município de Miranda do Douro, da Associação Distrital de Atletismo de Bragança e de outros patrocinadores.

“Vamos ter um apoio bastante significativo dos Cafés Palmeira. Os responsáveis pela empresa mostraram-se muito entusiasmados com esta prova desportiva, que faz alusão à história do café outrora contrabandeado para Espanha”, adiantou.

A organização informa que as inscrições abriram a 1 de março.

De acordo com o atleta do Ginásio Clube de Bragança, Alírio Sebastião, após os dois anos de pandemia regista-se uma crescente procura pelo desporto ao ar livre, pelas caminhadas e pelas corrida em montanha (trails).

30 de abril – II Vales de Vimioso Trail Run

Finalmente, a 30 de abril vai realizar-se a II edição do Vales de Vimioso Trail Run, uma prova certificada pela federação portuguesa de atletismo e está incluída no circuito distrital de Trail.

O evento desportivo é organizado pela associação Furões, de Vimioso, em colaboração com o município de Vimioso e contempla a modalidade de trail curto (15 km), longo (30 km) e a caminhada.

De acordo com Claudio Martins, dos Furões de Vimioso, para além do objetivo desportivo, este evento pretende promover turisticamente o concelho de Vimioso, destacando a beleza natural dos vales dos rios Maçãs e Angueira, assim com o património cultura e gastronómico.

“Convidamos todas as pessoas que gostem de caminhar ou correr a visitar Vimioso, no fim-de-semana de 29 e 30 de abril”, disse.

Segundo a organização, uma das novidades da II edição do Trail Vales de Vimioso é o aumento no valor dos prémios, sendo que há 2 mil euros destinados aos vários escalões, masculino e feminino.

“Outra novidade no trail deste ano é a modalidade da caminhada. Chegaram-nos muitas solicitações a manifestar interesse em participar no evento através da caminhada. E já há bastantes inscritos, não só os acompanhantes dos atletas, mas também a população local” – informou.

Claudio Martins adiantou que na II edição do Trail Vales de Vimioso espera contar com a participação de 300 pessoas.

As inscrições decorrem até 20 de abril.

HA

Deixe um comentário