Miranda do Douro: Quarta-feira de Cinzas deu início à Quaresma

Iniciou-se a 22 de fevereiro, o tempo da Quaresma, com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, na igreja da Misericórdia, em Miranda do Douro, onde o padre Manuel Marques disse que este é o tempo favorável para os católicos se aperfeiçoarem na capacidade de servir e amar.

O rito da bênção e imposição das cinzas marca a celebração que dá início à Quaresma.

A Eucaristia que assinala o início da Quaresma, celebrou-se às 18h00, com o rito da bênção e imposição das cinzas.

Na homília, o pároco de Miranda do Douro, disse que “o tempo quaresmal não é um período triste e penoso. É sim um tempo que Deus concede para a conversão, ou seja, para o aperfeiçoamento na capacidade de servir, de amar e de crescer espiritualmente”.

Para operar esta conversão, o sacerdote indicou que o jejum, a oração e a esmola (caridade) são os meios recomendados pela Igreja Católica.

“São como um treino e esforço mais intenso que nos leva a ser santos, isto é, a ser melhores pessoas, mais disponíveis para os outros e portanto mais alegres”, disse.

Segundo o padre Manuel Marques, a conversão é um processo contínuo ao longo da vida e a Quaresma é o tempo propício para reiniciar esta mudança de coração e aproximação a Deus.

“Facilmente esquecemos que somos pó. Pensamos que somos autossuficientes, fortes, invencíveis. E a Quaresma ajuda-nos a regressar ao essencial, a reconciliarmo-nos com Deus e os irmãos”, disse.

Para a Igreja Católica, a Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início na Quarta-feira de Cinzas e serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que este ano se vai celebrar no dia 9 de abril.

HA

Deixe um comentário