Quaresma: Papa apela à oração e à solidariedade

O Papa disse que a Quaresma 2023 deve ser vivida com particular atenção às consequências das guerras e catástrofes naturais, em todo o mundo, apelando à oração e solidariedade dos católicos.

“Hoje começa a Quaresma, tempo privilegiado de conversão e de penitência para o nosso espírito. Gostaria de pedir-vos a todos que intensifiqueis, durante este período, a oração, a meditação da Palavra de Deus e o serviço aos irmãos”, referiu, no final da audiência pública semanal que decorreu no Auditório Paulo VI.

No encontro, Francisco apelou a que no tempo da Quaresma rezemos por todos aqueles que sofrem com as catástrofes naturais ou com as guerras.

“Ajudemo-los também com a nossa esmola. E assim seremos causa de consolação e alegria”, declarou.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início esta quarta-feira, com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).

O Papa destacou a importância da “caridade, da oração e do jejum”, neste caminho quaresmal, desafiando todos a ser “atores comprometidos na reconciliação”, em nome da paz.

“Desejo que este seja, para todos vós, um tempo de verdadeira conversão e de renovação interior, aprofundando o sentido das leituras das Missas, meditando na Via-Sacra, renovando a relação com a Palavra de Deus, com a oração individual e comunitária”, apontou.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário