Miranda do Douro: «Existe uma grande variedade de plantas medicinais na nossa região” – Raquel Afonso

Estão abertas as inscrições para o curso de curta duração (25 horas) em “Plantas aromáticas, medicinais e condimentares”, uma iniciativa do município de Miranda do Douro, em colaboração com a CoraNE, com o objetivo de sensibilizar a população local para a valorização dos recursos naturais da região.

De acordo com a bióloga do município de Miranda do Douro, Raquel Afonso, as plantas aromáticas, medicinais e condimentares estão subvalorizadas na região.

“Dada a existência de uma grande variedade de plantas autótones no concelho, a formação pretende dar conhecer e fazer um bom aproveitamento destas espécies vegetais”, justificou.

Na Terra de Miranda, as plantas medicinais mais comuns são o Canelheiro Caneleiro, sabugueiro (Sambucus nigra L), Fiolho, funcho, erva-doce (Foeniculum vulgare L), Junciana, aristolóquia, erva-bicha ( Aristolochia paucinervis Pomel), Rabo-de-raposa,  Conyza canadensis (L.), Dente-de-leão (Taraxacum o$cinale), Borrage ( Borago officinalis L), Serrão do pastor (Capsella bursa-pastori), Erva-loba, alcária (Tuberaria lignosa), umbigo-de-vénus (Umbilicus rupestres) ou Carqueja (Pterospartum tridentatum)”.

Segundo Raquel Afonso, algumas destas plantas, como a cidreira, são historicamente muito utilizadas para fins medicinais, em chá, por exemplo, para combater o colesterol e a hipertensão.

“O consumo destas plantas no dia-a-dia é uma mais-valia para a saúde”, disse.

A técnica do muniípio de Miranda do Douro acrescentou ainda que para além do consumo doméstico, estas plantas podem ser uma fonte de rendimento extra nas explorações agrícolas do concelho de Miranda do Douro.

“Outro dos objetivos desta formação em Plantas aromáticas, medicinais e condimentares é promover o uso sustentável, a boa gestão e a conservação dos recursos naturais”, indicou.

A formação certificada em “Plantas aromáticas, medicinais e condimentares” tem início previsto para o dia 14 de março, no Ecocentro Micológico Terra de Miranda, onde vai decorrer em horário pós laboral e contempla ainda uma saída de campo.

“A saída de campo vai realizar-se em São Pedro da Silva, dado que é uma zona de elevado valor ecológico e onde existe uma grande variedade de plantas medicinais”, adiantou.

A formação “Plantas aromáticas, medicinais e condimentares” destina-se a todas as pessoas empregadas; às pessoas empregadas no sector agrícola; e às pessoas desempregadas há menos de 1 ano e com habilitações iguais ou superiores ao 12º ano.

Os interessados em participar na formação devem inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Agricultor e Desenvolvimento Rural – GAADR, Cabanais do Castelo – Miranda do Douro ou através do envio da respetiva ficha de inscrição para o email: ecomicologico.miranda@cm-mdouro.pt

Para realizar a pré-inscrição é necessário preencher, assinar e enviar a ficha de pré-inscrição, juntamente com a copia do Certificado de habilitações (nível igual ou superior ao 12º ano de escolaridade) e de documento que ateste a situação face ao emprego.

“As pessoas empregadas devem entregar uma declaração da entidade empregadora ou a declaração de início de atividade. Os empregados no setor agrícola devem entregar o IE da exploração agrícola. E os desempregados de curta duração entregam uma declaração do IEFP.”, especificou.

HA

Deixe um comentário