Miranda do Douro: Nossa Senhora da Ribeira conclui ciclo de peregrinações

No Sábado, dia 25 de fevereiro, vai completar-se o ciclo de peregrinações conjuntas de portugueses e espanhóis, aos santuários marianos existentes na fronteira entre Portugal e Espanha, com a realização da peregrinação entre a capela da Virgen de La Soledad, em Trabazos (Espanha) e o Santuário de Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha (Portugal).

A iniciativa denominada “Peregrinos por 1 dia” compreendeu oito etapas ou peregrinações mensais e levou os participantes, portugueses e espanhóis, a visitar oito santuários edificados na raia, como são os santuários de Nossa Senhora do Naso (Póvoa), Nossa Senhora da Luz (Constantim) e Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha.

Em Espanha, os peregrinos visitaram os santuários da Virgen de La Encarnación, em Villalcampo; Virgen de Arboles, em Carbajales de Alba; Virgen de La Salud, em Alcañices; e Virgen de La Soledad, em Trabazos.

De acordo com o padre Javier Fresno Campos, delegado da Religiosidade Popular, da Diocese de Zamora (Espanha), estas peregrinações conjuntas entre portugueses e espanhóis iniciaram-se em 2014.

“A publicação de um livro sobre os santuários marianos que existem nos dois lados da fronteira serviu de inspiração para organizar o ciclo de peregrinações conjuntas”, disse.

Percorridos nove anos desde o início destas peregrinações, o padre Javier explicou que o que motiva espanhóis e portugueses a participar, é o grande desejo de encontro e de convívio entre as pessoas.

“Nestas peregrinações, em que distância percorrida varia entre os 10,5 km e os 16,5 quilómetros, os participantes, espanhóis e portugueses, estabelecem laços de verdadeiro convívio, companheirismo e amizade”, disse.

Com a conclusão no próximo dia 25 de fevereiro da rota dos santuários marianos, o Padre Javier Fresno, adiantou que já estão a programar o próximo ciclo de peregrinações, de modo a manter e fortalecer a proximidade entre portugueses e espanhóis.

“Quem vive na raia tem o dever de ser ponte de comunicação entre os dois países. E nós, a Igreja, queremos assumir esse compromisso ao organizar este ciclo de peregrinações conjuntas entre espanhóis e portugueses”, disse.

Sobre a nova rota de peregrinações, o delegado da religiosidade popular da diocese de Zamora, adiantou que estão a estudar várias possibilidades.

«Em Espanha, há o antigo “Caminho dos Galegos”, que faz parte do caminho de Santiago e atravessa as regiões de Sayago, a Terra de Miranda e Bragança. É portanto, uma antiga via de comunicação, que pela sua história, merece ser percorrida e conhecida”, adiantou.

Sobre as localidades e os santuários que se encontram ao longo dos caminhos, o sacerdote espanhol disse que os peregrinos descobrem lugares impressionantes, que evocam a transcendência e revelam muitas afinidades entre a prática religiosa nas dioceses de Zamora e de Bragança – Miranda.

“A participação nestas peregrinações, para além de promover o exercício físico e a vida saudável, também oferece aos peregrinos momentos de contemplação, de reflexão e de oração. As peregrinações são como uma caminhada ao encontro de Deus”, disse.

Quem pretenda participar na peregrinação “Peregrinos por um dia”, agendada para sábado, dia dia 25 de fevereiro, deve contatar a paróquia de Miranda do Douro, na pessoa do padre Manuel Marques, através dos contatos 912 100 523 e/ou mjlm1952@hotmail.com.

Em alternativa, também poderá contatar a Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, na pessoa do padre Javier Fresno Campos, através dos contatos 034 606876098 e/ou jfresno2000@yahoo.es

A organização informa que a participação nas peregrinações é gratuita e aconselha aos participantes o uso de calçado e roupa confortável.

No final da peregrinação, o almoço-convívio decorre habitualmente num restaurante, pelo que o custo é assumido por cada um dos peregrinos.

HA

Deixe um comentário