Sendim: “A formação em novas tecnologias é uma mais-valia para o concelho de Miranda do Douro” – Luís Almeida

Iniciou-se nos dias 4 e 5 de fevereiro, o curso em Power Business Intelligence (PBI), uma formação gratuita, ministrada pelo Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, com o propósito de dotar os participantes de conhecimentos sobre esta nova ferramenta informática de análise de dados.

A formação decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia de Sendim, onde participaram presencialmente 13 pessoas, maioritariamente da região e outras online. De acordo com Filipe Machado, do CIT-TTM, as pessoas inscritas no curso desempenham várias profissões, desde contabilistas, funcionários públicos, designers e até enfermeiros.

João Lauro, o formador do programa Power Business Intelligence (PBI) explicou que a mais valia deste programa é a capacidade de reunir e relacionar uma grande quantidade de dados ou informações para tomar boas decisões.

“Por vezes, decidimos por intuição. Mas no âmbito empresarial, as decisões são tomadas com base na análise e interpretação de dados verificáveis”, explicou.

O formador acrescentou que, atualmente, no mercado de trabalho há muita procura de analistas de dados.

“O PBI é a ferramenta líder de mercado e por isso há muita procura de profissionais que saibam trabalhar com esta ferramenta. Por outro lado, cada vez mais, as empresas preferem o trabalho remoto. Assim sendo, é perfeitamente possível trabalhar como analista de dados, desde Sendim, para uma empresa situada noutra localidade do país ou do estrangeiro”, disse.

Finalizada a formação teórica, os formandos vão agora desenvolver um projeto, em grupo, ao longo dos próximos 15 dias.

Luís Almeida, natural de Miranda do Douro é um dos participantes no curso de Power Business Intelligence. Disse que decidiu participar na formação pela vontade em adquirir novos conhecimentos da área das tecnologias.

“Atualmente, a área da análise de dados é muito relevante e existem várias possibilidades de emprego”, disse.

Segundo Luís Almeida, o programa Power BI permite compilar vários dados, assim como criar relatórios e gráficos sobre o desempenho das empresas e instituições.

“Com esta análise detalhada é possível identificar as fraquezas que existem nas organizações e torná-las mais eficientes”, indicou.

Luís Almeida informou que trabalha no Museu da Terra de Miranda e disse que esta nova ferramenta informática também poderá ser útil no seu contexto profissional.

“Vou poder cruzar vários dados estatísticos, tais como a afluência de público que acede ao museu ou até perceber melhor a informação relativa ao espólio”, adiantou.

Segundo Luís Almeida, a formação nas novas tecnologias é uma mais-valia para o concelho de Miranda do Douro, pois está a contribuir para uma maior literacia nesta área e a fomentar a criação de novas empresas e atividades profissionais.

Por sua vez, Rosilene Fernandes, outra das participantes no curso de Power Business Intelligence (PBI), afirmou que decidiu frequentar esta formação, devido à necessidade de obter novos conhecimentos para ingressar novamente no mercado de trabalho.

“Dado que já tenho alguma experiência na área da informática, decidi aprofundar o conhecimento com esta nova ferramenta. E o PBI não é um programa difícil, mas exige prática”, disse.

Sobre as saídas profissionais que esta formação poderá dar-lhe, Rosilene Fernandes, adiantou que vai estar apta para ajudar as empresas nas áreas do marketing, da contabilidade e na resolução de problemas.

No final do curso, os formandos vão receber um certificado de participação entregue pelo CIT-TTM.

Recorde-se que o Centro de Inovação e Tecnologia das 4Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, foi inaugurado a 16 de julho de 2022, e tem como missão fomentar o uso da tecnologia no desenvolvimento de competências e negócios que promovam o desenvolvimento local.

HA

Deixe um comentário